Viajar é preciso, mas antes de mais nada requer coragem para abraçar o novo e desapegar do que ficou pra trás. Quando o espírito aventureiro fala mais alto, nada melhor do que testar seus limites e ir à fundo nos lugares mais extremos do planeta, como é o caso da Krubera, a caverna mais profunda do mundo, no maciço de Arabika, região do Cáucaso, em Geórgia.
Também conhecida como caverna Vorónia ou Voronja, o labirinto de túneis situa-se na montanha de pedra calcária Gagrinsky Range, formada há milênios e descoberta em 1963 por uma equipe de geólogos. A entrada fica a 2.240 metros de altitude e à 15 quilômetros do Mar Negro, que recebe a deságua de um rio subterrâneo. Sua profundidade foi aumentando ao longo dos anos e das expedições, sendo que o primeiro título como “caverna natural mais profunda do mundo” veio em 2001, após espeleólogos percorrerem 1.710 metros; em 2004 o número subiu para 2.080 e em 2012 chegou-se ao número final.
Para se ter uma ideia de sua profundidade, a única pessoa que conseguiu chegar num nível mais fundo do longo, estreito e difícil caminho foi a lituana Saul Pankene, que acabou por se tornar recordista após setembro de 2010. No mesmo ano, a bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira chegou a encontrar 16 espécies de pequenos invertebrados, sendo cinco novas, algumas vivendo a mais de 2 mil metros de profundidade.
O vídeo abaixo mostra uma das expedições. Será que você se arriscaria a tentar quebrar o recorde e chegar até o final?
Que tal trabalhar de um café em Paris? Ou de uma praia na Tailândia? Ou quem sabe, de um restaurante em Tóquio? Se você acha que essa realidade é utópica demais, saiba que estamos na crista da onda de um movimento global formado por pessoas que conseguiram realizar o sonho de trabalhar viajando. Com a evolução da internet e das tecnologias móveis, os Nômades Digitais cada dia mais provam que não é mais preciso trabalhar de um escritório para ganhar dinheiro e ser produtivo.
Lugares incríveis pelo mundo, histórias inspiradoras de empreendedores, tecnologias inovadoras, e o dia-a-dia de um casal que pediu demissão, criou uma empresa de projetos para a internet, e hoje vive trabalhando e viajando pelo mundo. O Nômades Digitais nasceu para mostrar que você também pode. Inspire-se.
Aprenda a viajar o mundo e ganhar dinheiro ao mesmo tempo.
Junte-se a 31.934 pessoas
que fazem parte de nosso grupo fechado de dicas de empreendedorismo e viagem por e-mail. É grátis!
O Nômades Digitais utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.OKPolítica de Privacidade