O objetivo do quadro Guia Nômades Digitais é ajudar todos os viajantes espalhados por esse mundo afora, reunindo dicas de lugares imperdíveis em diferentes pontos do planeta e não tão conhecidos ou cheios de turistas, ajudando quem, mais do que guias, confia em pessoas. Hoje vamos até a uma região bem especial da Itália, com a Marina Chor, do Rent a Local Friend.
A região da Toscana, na Itália, é um lugar onde todos deveriam ir pelo menos uma vez na vida. Além de Florença, a principal cidade da região, o local também tem outras pequenas cidades encantadoras. Se quiser conhecer tudo, tire pelo menos uma semana. Mesmo assim, você vai querer ficar muito mais. Vale a pena conferir alguns dos pontos que não poderão ficar de fora dessa viagem cheia de ares e arquiteturas medievais. Nota: não colocamos na lista Florença, Pisa e Siena, as principais cidades, para dar lugar a outros lugares pitorescos.
Foto via Shedexpedition
Para chegar na Toscana, é possível pegar um trem das principais cidades italianas, como Roma, Milão e Veneza. Mas, para quem está indo de fora, também há um aeroporto internacional. Para circular por lá, o ideal é alugar um carro para fazer seu próprio roteiro e chegar nos lugares mais distantes. Há muitos cantinhos escondidos e pequenas cidades que não entram nos roteiros habituais. Estes lugares dão uma verdadeira aula de história e são responsáveis pela produção de alguns dos melhores vinhos do mundo.
Vem descobrir:
1. San Gimignano
Um dos lugares que não pode deixar de ser visto é San Gimignano, conhecida pela grande quantidade de torres. Nos séculos 12 e 13, as famílias ricas da cidade ergueram 72 torres, que na época eram sinal de vaidade. Hoje restam 14. Passear por lá parece uma volta ao passado através da arquitetura intacta. Não deixe de tomar um sorvete na Gelateria di Piazza, que fica na praça central.

Foto via Italy by Segway

Foto via Chiado Magazine
2. Montalcino
O pequeno vilarejo de Montalcino tem apenas 5 mil habitantes. Lá todos vivem da produção do vinho Brunello di Montalcino. No topo da cidade, há uma fortaleza construída no século 14. Dentro dela, uma vinoteca vende o vinho local e os produzidos pela Toscana. As vinícolas ao redor da vila também valem o passeio.

Foto via Culto aos Sentidos

Foto via Chiado Magazine
3. Lucca
Em Lucca, as pequenas ruelas medievais resultam em um ótimo passeio de bicicleta. Mas é bom estar com uma mapa, pois é muito fácil de se perder. A cidade tem 5 quilômetros de muro construídos no século 16, para garantir proteção em caso de guerra. Como o lugar nunca foi atacado, a grande parede continua intacta. O destaque é a praça romana Piazza Anfiteatro, local onde aconteciam batalhas entre gladiadores. Hoje é cercada de lojinhas, restaurantes e, claro, maravilhosas sorveterias.

Foto via Camping Dal Pino
Foto via In Italia
4. Volterra
Cortona, depois de ter sido cenário do livro e filme Sob o Sol da Toscana (falamos dele aqui), entrou nos roteiros de tantas pessoas que passou a ser um local turístico. O segredo está em ir para Volterra. Esta fica em cima de uma colina e tem uma das melhores vistas da Toscana. As construções se parecem com Cortona, mas dá para sentir melhor o ar de cidade antiga. Sem contar que não é tão visitada por estar mais distante de Siena e Florença.
Volterra tem o maior conjunto de herança etrusca da Itália, como uma muralha do século 12.

Foto via

Foto via
5. Pistoia
A Província de Pistoia carrega na história parte do Brasil. Foi lá que, durante a 2ª Guerra Mundial, os corpos dos soldados da FEB (Força Expedicionária Brasileira) foram enterrados. Depois de muitos anos, os restos mortais foram trazidos ao Brasil, mas as lápides e homenagens continuam por lá. Além disso, Pistoia traz muita arte e cultura, pela grande quantidade de museus. Os banhos termais de Montecatini não podem ficar de fora do roteiro.
A Nathalia, do Rent a Local Friend, é brasileira mas mora por lá. Sem dúvidas, o melhor jeito de conhecer a Província de Pistoia é através das dicas de um morador.

Foto via Slow Tourism

Foto via Casalbosco
Na verdade, em qualquer lugar que vamos, o melhor jeito de conhecer a cultura e os lugares é através de pessoas locais. Fuja da rota turística e descubra os lugares que só os locais conhecem! Alugue um amigo local na sua próxima viagem: www.rentalocalfriend.com.


Aprenda a ser um Nômade Digital
31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!