Muita gente acredita que ter filhos é o momento para fincar pé naquele estilo de vida que nos incutiram: comprar casa, carro e ter um emprego estável para pagar todas as “necessidades” das crianças. Porém, algumas famílias mostram que a nossa relação com a maternidade/paternidade pode ser muito mais livre do que isso.
Um exemplo é a história de Karina e Rafael. Eles viviam em Florianópolis com o filho Brian, então com três anos, e Karina estava grávida de outro bebê quando decidiram que era hora da mudança. Ela trabalhava como enfermeira e não tinha folga aos finais de semana ou feriados, enquanto Rafael era técnico de campo em geofísica e viajava frequentemente a trabalho. Nessa correria, Brian passava mais tempo na escolinha do que em casa e ficava sob os cuidados da tia aos finais de semana.

“O decidido foi que tentaríamos outra forma de viver. Mais simples e com mais tempo para ficar com as crianças.” diz Karina. Foi assim que eles juntaram o que tinham para embarcar em uma viagem ao Peru, onde aprenderam muitas coisas com os camponeses que viviam na região de Cusco.
Para se sustentar, os dois faziam trabalhos de jardinagem e vendiam alimentos produzidos em casa. Foi lá que aprenderam muito sobre a construção em adobe e também descobriram técnicas de plantio. Mas, depois de um ano vivendo dessa forma, eles decidiram voltar para o Brasil.

O destino escolhido foi Alter do Chão, no Pará, um lugarzinho dentro da floresta Amazônica. Com a ajuda de um parente, a família comprou um pedaço de terra e começou a construir sua própria casa, totalmente ecológica. A construção ainda não está completa, mas já conta com banheiro seco, um fogão a lenha e ducha externa, além de uma horta orgânica.

“Nosso filho frequenta uma escola que tem uma educação libertaria e alimentação saudável.”, contam eles. A mensalidade é paga com trabalhos de jardinagem e eles também têm um projeto para garantir o sustento da família: um camping ecológico que oferece vivências na horta e em bioconstrução, o Eccomuna Espaço Ecológico.

Fotos: Reprodução Facebook
“Gostaríamos de convidar a todos para viver em contato com a natureza. E descobrir que a vida é muito mais do que pagar boletos e correr para o emprego“. A gente não poderia concordar mais com isso, e vocês?







Fotos: Divulgação
Aprenda a ser um Nômade Digital
31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!