Empreendedorismo

10 motivos pelos quais vivemos na época perfeita para o nomadismo digital

Já não é de hoje que as pessoas vêm tentando construir um mundo com mais propósito, mais alinhado com o que realmente nos faz feliz. Este modelo de trabalho e economia baseados no ganhar dinheiro a qualquer custo e no consumismo exagerado está se mostrando falho e o nomadismo digital nasce com o objetivo de ressignificar as relações de trabalho. Entretanto, ele é possível hoje graças à Internet, que possibilita que qualquer pessoa com um computador e wifi possa estar conectada com pessoas de qualquer lugar do mundo. É neste aspecto que vivemos na época perfeita para o nomadismo digital, onde ele começa a se mostrar como um modelo de trabalho mais justo, equilibrado, onde podemos construir nossa própria rotina e ser feliz, sim, trabalhando. Fizemos uma lista de 10 motivos pelos quais vivemos na época perfeita para o nomadismo digital e talvez ela te inspire a correr atrás daquele seu sonho antigo, de viajar enquanto trabalha!

1. Pessoas cada dia mais buscam qualidade de vida

O modelo de trabalho tradicional vem causando cada vez mais insatisfação nas pessoas e reduzindo drasticamente a qualidade de vida. Trabalhar mais de 8 horas por dia, esperando pelos finais de semana e férias não é o caminho para a felicidade e neste sentido, o nomadismo digital busca resgatar aquilo que realmente nos faz feliz. Podemos ser feliz com menos se descobrirmos qual é o nosso propósito e se fizermos as coisas com paixão.

2. O nomadismo digital é minimalista

O estilo de vida nômade digital caminha lado a lado com o minimalismo, já que não podemos viajar levando tudo o que gostaríamos. Ele nos ensina a ser muito menos consumistas e a valorizar o que realmente importa. Através dele percebemos que não faz sentido trabalhar loucamente para comprar coisas que não precisamos, diminuindo cada vez menos nossa liberdade.

3. A Internet está a nosso favor

O nomadismo digital só é possível graças a essa verdadeira revolução que a Internet vem fazendo. Aproveite e saiba usá-la a seu favor. Se você vai para o escritório para exercer uma atividade que poderia ser feita facilmente de qualquer outro lugar graças a uma rede de wifi, então qual o sentido em bater cartão num escritório físico todos os dias? Hoje em dia podemos ter todo um escritório na nuvem e é exatamente isso que possibilita o trabalho dos nômades digitais.

4. Cada dia surgem novas ferramentas que facilitam a vida dos nômades digitais

Estabelecer a sua própria rotina significa que você precisará ter um mínimo de organização, mas nem por isso a gente precisa se descabelar. Atualmente existem diversas ferramentas, que não apenas facilitam o trabalho dos nômades digitais e autônomos, como possibilitam o aumento cada vez maior de pessoas buscando este estilo de vida. Se você pode fazer uma reunião por Skype ou Google Hangouts, por que se locomover até o escritório? Ferramentas como o Trello, Google Drive, G Suite e Todoist são apenas alguns exemplos de como a tecnologia está trabalhando a nosso favor nesses tempos de nomadismo digital!

5. Já está acontecendo uma revolução na maneira de se hospedar

Se hospedar em hotéis hoje em dia não é mais a única opção. . Se o seu plano é viajar o mundo enquanto trabalha, nada melhor do que reduzir custos ao máximo e hoje isso está muito fácil. Com serviços como o Airbnb, por exemplo, você pode se hospedar na casa de desconhecidos, conhecer gente nova e fazer novas amizades; com o Couchsurfing você pode passar uns dias no sofá na casa de alguém de graça de maneira totalmente colaborativa e, com o Hostelworld pode garantir uma vaga em um hostel de qualquer lugar do mundo. Isso sem dizer na possibilidade de se voluntariar ou trocar hospedagem por trabalho, através de sites como Helpstay e Worldpackers, por exemplo.

6. Ferramentas te ajudam a encontrar um meio de transporte mais barato

Se antes precisávamos ir até uma agência de viagens para planejarmos uma viagem, hoje contamos com várias ferramentas que nos permitem fazer isso com poucos cliques. Com a quantidade de sites de busca de passagens aéreas baratas e outros que comparam todos os meios de transporte para ir de algum lugar a outro, não é difícil pagar barato por uma viagem, coisa que no passado era completamente diferente. Basta estar atento e conectado que podemos encontrar uma pechincha de vez em quando, através do Skyscanner, Momondo, Melhores Destinos, Bla Bla Car, Rome2Rio e muitos outros.

7. Nossa geração está repensando os uso dos carros

Pesquisas mostram que 62% dos Millennials, também conhecidos como a geração da Internet, não pensam em ter carro. Essa é uma verdadeira revolução, que não apenas transformará o mundo em um lugar mais agradável e sustentável, como as relações de trabalho e a economia das cidades. As novas gerações já não veem sentido nas formas tradicionais de trabalho e no pensamento encaixotado de acordar, sair pra trabalhar, pegar trânsito, se estressar, voltar e dormir. Se trabalharmos em casa ou escolhermos viajar o mundo enquanto trabalhamos, não faz sentido em ter um carro. Os custos que teríamos com um carro podem ser direcionados para outras áreas da nossa vida.

8. Ser nômade digital é dar um jeito de “sabotar” a crise

Até quando continuaremos desperdiçando recursos, gastando dinheiro, gastando combustível, poluindo o planeta, desperdiçando o nosso tempo tendo que nos locomover diariamente sem ter necessidade? Quando temos liberdade de trabalhar de onde quisermos, criamos uma rotina de trabalho única e nossa, fazemos nossos horários, aprendemos a lidar com os recursos que temos e a não depender de carro, chefe, gasolina e etc… Fazer home office é muito mais do que uma tendência, é algo urgente, que não apenas nos faz mais feliz, como ajuda a construir um mundo melhor e mais harmônico. Quanto menos dependente formos do sistema escritório, mais livres e felizes poderemos ser!

9. O mundo pede para que a gente desacelere

Não é por acaso que estão cada vez mais surgindo novas técnicas de mindfulness, relaxamento, meditação, yoga e outras terapias que buscam uma maior conexão do corpo com a mente. A vida não se trata de apenas ganhar dinheiro e ser bem sucedido profissionalmente. Não estamos dizendo pra você viver sem dinheiro, mas que ele não deve ser o motorista principal de sua vida. O nomadismo digital é uma forma de enxergar a vida sob uma perspectiva diferente, mais conectada com nossa felicidade, que no fundo é só o que importa. Desacelere. As respostas que você busca est    ão dentro de você e não no seu currículo. Felicidade é fazer o que gostamos, é estar em paz com nossas escolhas, é ter tesão em trabalhar e tempo para sentir o que a vida tem de melhor.

10. Se você ainda não encontrou a profissão certa pra você, crie!

Não é apenas o mercado de trabalho que está mudando, mas as profissões também. Por causa da Internet, estamos precisando criar novos postos de trabalho e profissionais que se encaixem na demanda atual. Estima-se que até 2030, mais de 80% das profissões serão profissões que ainda não conhecemos. O que isso tem a ver com nós? Se você ainda não conseguiu se encaixar no estilo de vida nômade, porque pensa que não pode continuar fazendo o que faz hoje, talvez seja a hora de criar sua profissão e adentrar no mundo nômade digital. A Internet possibilita isso e, definitivamente, nós temos a sorte de viver na época perfeita para o nomadismo digital. Você ainda tem dúvidas disso?

 

E você, concorda que estamos no momento perfeito para o Nomadismo Digital? O que te impede de migrar para esse estilo de vida? Deixe sua resposta nos comentários




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!