A convidada nômade de hoje é Juliana Santos, que encontrou no voluntariado e em tudo o que ele traz para a vida das pessoas uma nova forma de viajar, ver o mundo, mas acima de tudo, de ver a vida. Juliana é autora do blog Alma de Viajante e vale a pena conhecer sua experiência.
Ultimamente tem crescido muito as viagens com voluntariado, onde a pessoa pode ficar em um hostel ou ONG trabalhando, por exemplo, e em troca, recebe hospedagem e alimentação. Essa é uma forma incrível de conhecer mais a fundo uma determinada cultura, suas pessoas, e seus lugares, porque o contato se torna muito maior, e muitas vezes criando laços incríveis.
Ajudar em hostels com as habilidades que possuí, sendo voluntário por algumas horas do seu dia, e em troca dormir no local, com algumas refeições inclusas, sem pagar nada por isso? Acho que não é nada mal! Sem contar toda experiência adquirida, ainda dá tempo de conhecer as belezas do local!
Eu tive a oportunidade de ser voluntária por três vezes em hostel e pousada em alguns destinos do Brasil, e resolvi fazer uma lista com 10 dicas que gostaria de ter lido antes dessas grandes experiências de viagens. Ser voluntário, por mais que seja apenas por 4h do seu dia, para ficar atrás de um balcão em uma recepção de hostel, as pessoas estão esperando algo de você. Mostre comprometimento por ter conseguido aquela vaga e espero que você goste de todas as dicas abaixo. (:
1. Seja maleável
Por estar em um ambiente totalmente fora do seu, tente ser o mais maleável possível e tenha jogo de cintura, pois você estará convivendo com pessoas diferentes, que possuem costumes e criações diferentes, e que consequentemente terão reações diferentes;

Chapada dos Guimarães
2. Aprenda a conviver com as diferenças
Imagine: se as pessoas que convivem sempre com você já são diferentes, imagine as pessoas de outros estados brasileiros, ou de outros países, com as experiências que tiveram pela vida. Conviver com pessoas diferentes é ótimo, porque elas sempre têm algo de novo para ensinar. Então aceite as pessoas como elas são, as deixe serem como são e tente aprender com isso. Aprenda com as diferenças e com as experiências que elas te proporcionam;

Chapada dos Guimarães
3. Conviva com seus medos
Acredito que sempre em viagens temos alguns medos e barreiras para quebrar, principalmente se você ficar muito tempo em um mesmo destino e se viajar sozinho! Acalme-se e pense positivo, porque vai dar tudo certo! Pense que sempre que estiver enfrentando um medo, você estará quebrando barreiras e saindo da sua zona de conforto, além do que, logo essa situação irá passar;

Maceió
4. Deixe tudo organizado com seu homestay
Antes de ir para o destino, tente deixar tudo organizado com seu homestay (ou o máximo que conseguir), como os horários e dias da semana que você irá trabalhar, dias de folga, o que inclui no seu programa de voluntariado – café da manhã, almoço, jantar e passeios, para evitar possíveis desentendimentos quando chegar por lá;

Maceió
5. Compre apenas a passagem de ida
Se você for ficar bastante tempo, e claro, dependendo do seu destino – válido mais para destinos nacionais, onde não interfere comprar os trechos de voos em separado, recomendo comprar apenas a passagem de ida, avise o homestay, e caso queira voltar antes ou até estender o seu programa de voluntariado, você não precisará ficar correndo atrás para tentar mudar a passagem em cima da hora, e gastar mais dinheiro;

Chapada Diamantina
6. Viaje leve
Coloque na mala somente aquilo que você tem certeza que vai usar. Ficou na dúvida? Não leve! Pois, por mais que você fique bastante tempo, a gente sempre acaba utilizando mais as mesmas roupas, lavando e revezando entre elas.

Chapada dos Guimarães
7. Seja pró-ativo!
Além de você estar ali para conhecer os lugares, você também está para ajudar em primeiro lugar, então ajude sempre! Esteja disposto, mostre-se disponível, comprometido e as pessoas sempre retribuirão o seu gesto, com toda certeza!

Maceió
8. Seja simpático
Toda energia que vai, volta! Então seja alegre e simpático com as pessoas e elas também serão com você. Busque ser com as pessoas, como você gostaria que elas fossem com você. E isso em qualquer situação!

Chapada Diamantina
9. Vá com a mente aberta
Esteja com a mente aberta para as novidades, as culinárias diferenciadas, os costumes, as tradições e as diferentes maneiras de ver o mundo!
10. Faça por amor!
Como tudo na vida, é importante saber o porquê de estar fazendo aquilo, não adianta apenas querer mostrar as pessoas, tem que querer realmente fazer para ajudar as pessoas, pois faz parte de quem você é, do seu do for love, do seu propósito, se não, não tem sentido!

Chapada Diamantina

Juliana compartilha experiências de viagens em seu blog Alma Viajante.
Aprenda a ser um Nômade Digital
31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!