Se você não se encaixa ou não está mais feliz trabalhando nos moldes tradicionais e depois de tanto ouvir falar em nomadismo digital decidiu que é isso o que você quer pra sua vida, mas ainda não tem ideia de como começar, este texto é pra você. É normal sentir medo. Todo ser humano teme as mudanças, mas estamos aqui pra te ajudar. Fizemos uma lista com algumas dicas pra você deixar o medo pra trás e entrar de cabeça no nomadismo digital.
1. Tenha certeza do que você quer
Isso vale para tudo na vida. O universo conspira a nosso favor quando estamos decididos, mas para que ele saiba e possa te ajudar, você precisa saber o que quer. Na vida, às vezes, a gente passa por momentos de indecisão ou que nos sentimos tão perdidos, que não sabemos qual caminho seguir. Nossa dica aqui é que se este for o seu caso, pare e reflita. Saber desacelerar e abraçar os momentos de silêncio e introspecção é fundamental para o sucesso profissional. Se você se permitir pensar, refletir e compreender o que te faz feliz, a resposta virá e com ela, a certeza do que você quer pra você. Só mude quando você tiver esta certeza, pois para as coisas darem certo é preciso acreditar.
2. Seja determinado
No início serão muitas as pessoas que tentarão te convencer de que o nomadismo digital não é o caminho e irão te desencorajar a abandonar os moldes tradicionais de trabalho, com a premissa da insegurança. Não as ouça. Acredite em você, em seu propósito e na vontade de fazer acontecer. Cada um tem um caminho e o de alguns pode ser mais difícil do que para outros, mas isso não quer dizer que ele seja impossível. A vista sempre compensa a subida. Não leve os “nãos” como portas se fechando, mas sim como oportunidades para o aperfeiçoamento. Não desista com a primeira dificuldade e nem com a segunda. Nade contra a corrente, não deixe de acreditar nem por um segundo em seu sonho, pois ninguém vai correr atrás dele se não for você.
3. Não tenha medo de falhar
Se você errou quer dizer que está tentando e isso é maravilhoso! Talvez o sucesso demore um pouco pra bater à sua porta, mas o que é o sucesso se não mais uma perspectiva? Sucesso pra gente é trabalhar com o que gosta, fazer sua própria rotina, ter liberdade geográfica e ainda ganhar dinheiro com isso e se para chegar nesse ponto seja preciso errar, não tem problema nenhum. A maioria das pessoas de sucesso de hoje, erraram muito pra chegarem onde estão. Se errou, tente de novo. Não se deixe abalar pelo seu erro, mas pare, descubra onde errou e comece de novo. Acredite no seu objetivo e na sua capacidade de construir uma vida mais feliz, mais leve e com mais propósito.
4. Esteja disposto a mudar
Ser nômade digital não significa não ter medo das mudanças, mas sim, saber que elas fazem parte da vida e que devemos saber lidar com elas. Muitas vezes, nós mesmos criamos expectativas e regras e nos fechamos para as mudanças, sem saber quantas coisas boas elas podem nos trazer. Talvez você precise ajustar a rota uma vez ou outra e está tudo bem. Seja maleável, seja amigo das mudanças. Saber abraçá-las no mundo de hoje e no nomadismo digital, é fundamental para que você seja livre de amarras e consiga se adaptar a este estilo de vida que tem tudo pra te fazer feliz e satisfeito.
5. Invista em você
Faça mais as coisas que você mais gosta, tire um tempo pra você fazer sua atividade preferida, estar com os amigos e a família. Quando nos fechamos e só pensamos em trabalho, não enxergamos as mil possibilidades que estão ali fora, só esperando para serem colocadas no papel. A resposta muitas vezes pode vir quando você menos esperar, mas é preciso estar atento. Se precisar ou se estiver se sentindo inseguro, faça um curso, conheça coisas e pessoas novas. Desacelerar é fundamental para que a criatividade faça parte da nossa rotina de trabalho. Você deixou pra trás um emprego formal para poder ter a liberdade de trabalhar de onde quiser, não para se estressar com falsas expectativas e demandas.
6. Defina bem a sua rotina de trabalho
Não tem problema se você sempre teve um chefe e teve que seguir horários e regras rígidas. Você também consegue ser um nômade digital, basta criar de maneira prática e eficiente sua própria rotina de trabalho. Não importa se você irá trabalhar de noite, manhã ou madrugada, na escrivaninha, sofá ou sentado em uma rede no meio da floresta. Mas sua rotina precisa estar clara em sua cabeça e hoje em dia temos diversas ferramentas e aplicativos que nos ajudam com isso. Saiba seus prazos e demandas, quantas horas precisará trabalhar cada dia e exatamente o que precisará ser feito e as coisas caminharão sem estresse.
7. Saiba se desconectar
Um dos “perigos” do nomadismo digital é estar o tempo todo conectado e isso, às vezes, pode ser prejudicial. É preciso separar vida pessoal de vida profissional e se desligar quando o trabalho acabar. Você não vai deixar de ganhar dinheiro ou perderá um cliente se não responder aquele email, às 23h. Não tem problema se você respondê-lo na manhã seguinte. É preciso estabelecer limites, tanto para os outros, quanto para nós, porque estar desconectado também faz parte do processo e é muito mais importante para nossa criatividade e sanidade mental do que você imagina.
8. Esteja aberto às pessoas
Não é porque deixamos de trabalhar em escritórios, que as pessoas passam a ter menos importância para nós. Muito pelo contrário. Para todos os nômades digitais e qualquer freelancer no mundo, é muito importante continuar se relacionando com os colegas de profissão, estabelecer novos contatos e estar aberto às pessoas que certamente entrarão em sua vida. Por isso, mesmo que você opte por trabalhar de sua própria casa, vá de vez em quando a um café ou um espaço de coworking, não tenha medo de se apresentar e de conhecer novos universos. A oportunidade mora aí!
9. Monte seu currículo / portfólio
Mesmo se você for empreender e abrir sua própria empresa, é fundamental ter uma boa apresentação e deixar disponível para os outros o seu currículo com todos os trabalhos que você já realizou. É isso que irá te valorizar, você sendo empreendedor, freelancer, nômade digital ou tudo isso ao mesmo tempo. Um portfólio consistente é nosso maior cartão de visitas, mesmo que para isso você precise fazer parcerias ou até mesmo alguns trabalhos sem cobrar, com o intuito de suplementar seu portfólio. Sempre o mantenha atualizado, pois no mundo super conectado de hoje, é fundamental que as pessoas saibam onde te encontrar.
10. Se planeje, mas não tanto!
Não estamos falando para você abandonar tudo de uma hora pra outra e se arriscar no nomadismo digital com zero planejamento. Muito pelo contrário. Além de tudo o que citamos até agora, é preciso muito foco e planejamento, sim. Talvez você precise juntar dinheiro e se preparar emocionalmente e financeiramente para entrar ser um nômade digital, mas o que estamos dizendo é que muitas vezes nos perdemos em nosso próprio planejamento. Muitas vezes ficamos esperando o momento perfeito para fazer as coisas (e isso vale para todas as áreas da vida!), mas esse momento nunca chega, simplesmente porque ele não existe. Sempre precisaremos lutar contra as adversidades e é normal sentir que não estamos prontos, mas a coragem é tão importante quanto o planejamento. Leve o tempo que você precisar, mas saiba dar o passo inicial. Acredite no seu potencial e vai com tudo que vai dar certo!
Você já se iniciou no nomadismo digital? Quais dicas gostaria de acrescentar nesta lista? Dê seu feedback nos comentários!
Aprenda a ser um Nômade Digital
31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!