Brasileiros Viajantes

10 coisas que aprendi sobre nós brasileiros e sobre as pessoas morando em Londres

Nessa edição do Brasileiros Viajantes, quem dá as dicas é Fernanda Bassi, uma brasileira que morou em Londres e que, além de aprender sobre os hábitos londrinos, descobriu várias coisas sobre o seu próprio povo. Como os brasileiros se comportam no exterior? Qual a imagem que eles passam? Será que chegou a hora de desbancar alguns mitos na sua cabeça? Vem ler:

Poderia ter aprendido apenas sobre ingleses e sobre a Inglaterra. Mas Londres é tão ‘lugar de todo mundo’ que, entre naturais, adotantes da cidade e turistas vindos dos mais diversos cantos do mundo – muitos, mas muitos do Brasil -, aprendi mais sobre as pessoas em geral e sobre nós mesmos do que sobre a pontualidade britânica – “If you’re on time, you’re already late” (“Se você chegou a horas, já está atrasado”, em português), já diria meu chefe – e a Rainha Beth.

1. Londres é o lugar perfeito para se ‘testar’ estereótipos

Nascemos e crescemos ouvindo verdades sobre os mais diferentes tipos de pessoas e criando nossas próprias ideias e imagens mentais. Londres é a cidade onde vamos poder testar todas elas. Gente de tudo que é tipo e de tudo que é lugar estarão por lá pra nos mostrar que até podíamos estar certos em alguns, mas que errávamos feio em outros tantos.

Londres1

2. Friends will be friends

Quando a gente viaja, bate forte a saudade da convivência com os amigos que deixamos pra trás, mas logo a gente vê que boas amizades estão a caminho. Longe de casa, vamos encontrar várias pessoas que vão segurar a nossa onda e ajudar a resolver nossos problemas de graça quando estivermos perdidos, mesmo tendo aparecido na nossa vida há poucas semanas. Quando formos embora, essas amizades vão deixar tanta saudade quanto as outras.

3. Brasileiro é trabalhador!

A gente mesmo sabe que brasileiro é trabalhador, mas a fama do ‘jeitinho brasileiro [do mal]’ me levava a ter algumas dúvidas do que o pessoal lá fora pensava de nós. Até que, quando eu me demiti do emprego pra voltar ao Brasil, eu ouvi: “You can leave as long as you find another brazilian to work here” (“Você pode ir embora desde que ache outro brasileiro para trabalhar aqui”). Brasileiros são reconhecidos por serem trabalhadores, responsáveis e confiáveis. Além disso, sabemos lidar muuuuito melhor com as pessoas do que os nossos colegas de primeiro mundo.

4. Faça – sim – amigos brasileiros

A mala que a gente leva pra uma viagem já vai cheia de expectativas e vontades. De conhecer gente diferente, novas culturas, falar outras línguas, arranhar outras tantas… Muitas vezes com conselhos de quem já andou por aí dizendo: “Não anda só com brasileiro”. E, de fato, se convivermos SÓ com brasileiros, provavelmente, nosso idioma novo não vai se aperfeiçoar tanto, vamos perder de conhecer as tão faladas outras culturas, etc. Mas quer saber? Chega uma hora que só um brasileiro vai rir da tua piada, entender que a festa só termina quando o sol nasce e aí.. coisa boa estar em casa.

Londres2

5. Valorize o seu tempo (com as pessoas)

Vamos ouvir muitas vezes durante a vida: “valorize as pessoas”, “ligue para os amigos e família”, “não passe muito tempo sem ver aqueles que gosta”, afinal nunca sabemos por quanto tempo ainda os teremos por perto. Tudo verdade! Mas difícil de aprender. Morar em uma cidade como Londres pode ajudar. As pessoas chegam e vão embora de lá a toda hora, todo momento. Sabe aquela pessoa que você gostou de cara, virou sua parceira e tem acompanhado todas as experiências novas? Pois é, vai embora mês que vem. Aproveite!

6. Tem muita gente boa no mundo pra conhecer

Provavelmente eu nunca mais vou encontrar com o guarda da Catedral de Liverpool que abriu as portas da igreja pra mim e pra minha amiga quando chegamos lá – no único dia em que íamos ficar na cidade – depois do horário de visitação e ainda fez uma visita guiada com direito a fotografia, só pra nós.. mas eu nunca mais vou esquecê-lo! Conhecer pessoas pode render histórias incríveis. Não perca essa chance!

Londres4

7. Brasileiros são desconfiados por natureza

A gente sabe de onde tiramos toda essa desconfiança. Por isso, pode ser muito chocante chegar em um lugar onde as pessoas deixam suas coisas soltas por aí – no trabalho, no happy hour ou na hora de dormir no hostel (enquanto a gente insiste em dormir quase abraçados no passaporte) -, dormem em lugares públicos a qualquer hora do dia e por aí vai. Com o tempo, até alcançamos um certo desapego, mas é bem difícil, viu? Vai acostumando.

8. Brasileiros xingam em português

Podem ser fluentes, morar há anos em um país de língua inglesa, ter aprendido todos os palavrões possíveis nos filmes americanos.. quando bate a vontade de xingar o mundo e todo mundo, parece que o português salta de dentro. É uma coisa engraçada e é assim com todas as pessoas que eu conheci e seus respectivos idiomas.

9. A melhor maneira de aprender é pelo exemplo. Aproveite os que encontrar pelo caminho.

Sempre me julguei uma pessoa educada. Até que cheguei em um país onde as pessoas são naturalmente muito mais educadas. Menos calorosas, menos simpáticas que nós, brasileiros, mas mais educadas. Perdia a conta de quantos “Desculpa”, “Perdão”, “Por favor” eu ouvia por dia. Sem perceber, trouxe de volta o mesmo tanto de educação que eles tinham pra oferecer. Tem muita coisa pra se aprender nesse mundo!

10. Viajar é autoconhecimento

No meio de tanta gente nova, vai ter uma pessoa que vai ser a mais especial de conhecer: você mesmo. Em um lugar totalmente diferente, fora da nossa zona de conforto, quando a gente se coloca à prova do mundo.. é aí que a gente sabe bem quem é. E algumas surpresas podem ser realmente muito boas.

Londres3

Londres5

Londres9

Londres6

Londres7

ass-bassi

Todas as fotos © Fernanda Bassi

faixa-brasileiros-grande




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!