Depois de Budapest, capital da Hungria, continuamos nossa incrível “viagem” através dos testemunhos de brasileiros espalhados pelo mundo na Europa. Convidamos Virna Mitrogiannis, uma brasileira que vive em Atenas há 6 anos, para nos contar o que mais gosta e na Grécia e nos gregos. Vem ler:
Muitas pessoas se assustam quando digo que moro na Grécia – “como pode uma brasileira morar na Grécia com toda essa repercussão sobre a crise e os problemas sociais?”. Pois é, eu moro e cheguei bem no auge da crise, no ano de 2008, época em que os bancos pegavam as casas de seus devedores, época das grandes passeatas, do quebra pau na frente do Parlamento Grego, época em que brasileiros residentes há anos na Grécia decidiam abandonar o país em massa, voltando para o Brasil.
O início foi assustador, mas assim que chegamos, meu marido conseguiu um emprego e fomos ficando. A verdade é que hoje já não sei como seria viver em outro lugar.
A Grécia tem uma cultura fora do normal. Por onde quer que a gente vá no país, existe história, existe vida e existe muita coragem. A Grécia cresceu no meio de muitas batalhas, viu suas riquezas roubadas, viu outros nações tomarem posse de suas terras, mas houve uma coisa que ninguém conseguiu pegar: a identidade do país e do seu povo. A Grécia, mesmo fazendo parte da União Europeia, será sempre única em tudo, no jeito de falar, no jeito de vestir, no jeito de amar e também na sua beleza exótica e cultural.
Por isso, reuni 10 coisas desse país sem as quais eu já não consigo viver.
1. Segurança
Logo quando mudamos para cá, a primeira coisa que me chamou a atenção foi a segurança. Andar a qualquer hora na rua sem sentir aquele frio na barriga é realmente fascinante. E nem a crise foi motivo para isso mudar. A verdade é que muitos brasileiros que moram aqui não querem ir embora e sabe qual o fator principal? O mesmo que me encantou quando cheguei.
2. Comida
Não consigo mais ficar sem a deliciosa comida grega. A Grécia é a terra das azeitonas, do azeite puro, do incrível queijo feta (feito somente aqui), terra do iogurte natural. Quem nunca comeu um delicioso polvo nas inúmeras tabernas espalhadas por toda a Grécia, não sabe o que está perdendo. Ao mesmo tempo que a comida grega é extremamente típica, ela é simples e suave como a salada grega.
3. Santorini
Realmente não consigo mais ficar sem a bela e encantadora ilha de Santorini. Muito já se escreveu sobre ela, mas conhecê-la e vivê-la é uma experiência diferente e transformadora. Todos os anos vou nessa ilha. Seja a trabalho ou a passeio, ela é fundamental para a minha existência na Grécia.

4. Praça Monastiraki
A Praça Monastiraki e suas ruelas cheias de artesanato conquistam qualquer viajante, mas os moradores também não saem ilesos. Passear por todo esse bairro, com suas tabernas exalando um delicioso cheiro de comida típica, com suas inúmeras lojas de artesanatos e com seus mercados de pulgas espalhados por todas as ruelas, é algo que aconselho a todos os que queiram visitar a Grécia.

5. Metéora
Apesar de morarmos a umas 4 horas de distância (de carro), Metéora faz parte da minha lista. Um dos maiores e mais importantes complexos de mosteiros do Cristianismo Oriental, Metéora, para mim, é como um enorme templo a céu aberto. Preciso ir lá sempre para me energizar e agradecer por tudo de bom quanto tem acontecido na minha vida.

6. Mar Egeu
A verdade é uma só – quem toma banho nas águas azuis do mar Egeu, nunca mais será a mesma pessoa! O azul claro e quentinho das águas do mar são um acalento para os 4 meses de verão da Grécia!
7. Transporte público
Engraçado é que, quando eu me mudei para cá, logo me imaginei dirigindo pelas ruas de Atenas. Mas não foi bem assim – o transporte público funciona tão bem aqui, que acabei aposentando minha carteira de motorista. Ando para cima e para baixo de metro, pois todos são super organizados e limpos.
8. Clima
Eu gosto muito das quatro estações na Grécia. É realmente impressionante como elas existem aqui. A que eu mais gosto é o verão… o azul do mar fica brilhante e todas as cores ficam acentuadas com o calor. Os dias ficam coloridos. Depois vem o outono e é muto interessante ver as folhas caindo, se preparando para os quatro meses de inverno. O inverno me deprime um pouco por aqui, mas logo chega a primavera com todas as flores brotando. Aí sim, tudo volta a ficar perfeito!
9. Língua
Apesar de ser meio louco o que eu vou dizer, não consigo ficar sem falar o meu grego. Demorei muito para aprender e ainda não sei nem a metade do que deveria esta sabendo. Mas ter uma conversação em grego com nativos é muito gostoso, é diferente, e eles são muitos pacientes quando não entendemos determinados assuntos. Gesticulam e fazem mímica para a gente entender.
10. Centro da capital
Eu não consigo ficar sem as ruas do centro de Atenas. Em qualquer lugar por onde andamos, damos de cara com uma enorme colina e, lá no alto, é impossível não ver a majestosa Acropolis. Realmente não me acostumo mais sem essa beleza histórica!

Você pode acompanhar as histórias de Virna Mitrogiannis na Grécia através do blog “Uma Brasileira na Grécia” e do Facebook.

Aprenda a ser um Nômade Digital
31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!