Viagem

Você teria coragem de explorar a caverna mais funda do mundo?

Viajar é preciso, mas antes de mais nada requer coragem para abraçar o novo e desapegar do que ficou pra trás. Quando o espírito aventureiro fala mais alto, nada melhor do que testar seus limites e ir à fundo nos lugares mais extremos do planeta, como é o caso da Krubera, a caverna mais profunda do mundo, no maciço de Arabika, região do Cáucaso, em Geórgia.

Também conhecida como caverna Vorónia ou Voronja, o labirinto de túneis situa-se na montanha de pedra calcária Gagrinsky Range, formada há milênios e descoberta em 1963 por uma equipe de geólogos. A entrada fica a 2.240 metros de altitude e à 15 quilômetros do Mar Negro, que recebe a deságua de um rio subterrâneo. Sua profundidade foi aumentando ao longo dos anos e das expedições, sendo que o primeiro título como “caverna natural mais profunda do mundo” veio em 2001, após espeleólogos percorrerem 1.710 metros; em 2004 o número subiu para 2.080 e em 2012 chegou-se ao número final.

Para se ter uma ideia de sua profundidade, a única pessoa que conseguiu chegar num nível mais fundo do longo, estreito e difícil caminho foi a lituana Saul Pankene, que acabou por se tornar recordista após setembro de 2010. No mesmo ano, a bióloga portuguesa Ana Sofia Reboleira chegou a encontrar 16 espécies de pequenos invertebrados, sendo cinco novas, algumas vivendo a mais de 2 mil metros de profundidade.

O vídeo abaixo mostra uma das expedições. Será que você se arriscaria a tentar quebrar o recorde e chegar até o final?

krubera

krubera2Foto: wordlesstech.com

krubera3Foto: traveltripjourney.blogspot.com

krubera4Foto: www.glbrain.com

krubera5Foto: fgportugal.blogspot.com

krubera6

krubera7Foto: www.yaplakal.com

krubera13Foto: lostininternet.com

krubera8

krubera12Foto: englishrussia.com

krubera11Foto: englishrussia.com

krubera10Foto: www.charismaticplanet.com

krubera9Foto: enjoyourholiday.com

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!