Viagem

Site te ajuda a ajudar pessoas e viajar o mundo ao mesmo tempo

Uma das conclusões que tiramos desde que o Nômades Digitais começou é a de que existem milhares de pessoas insatisfeitas com o rumo de suas vidas, mesmo não parecendo. Presas a um trabalho que lhes serve apenas para pagar contas, fechadas num escritório ou vivendo numa cidade que não as completa, se deixam ficar por obrigação ou porque alguém disse que assim deveria ser. Esse foi o motivo pelo qual o projeto nasceu. O objetivo? Inspirar a mudança e fazer com que essas pessoas possam voltar a se sentir úteis.

É por isso o tempo ideal para conhecer sites como o Para Onde?. Criado pela portuguesa Inês Ferrão, ele é um tapa na cara dos que até aqui deixaram que as desculpas travassem o desejo. Mais de 150 oportunidades em 68 países, provando que qualquer um pode arrumar as malas e partir. Só tem de escolher o destino.

Formada em Serviço Social e apaixonada por viagens desde que se lembra de existir, Inês começou por se entregar ao voluntariado no Brasil, se dividindo em diferentes projetos sociais nas comunidades do Rio de Janeiro. Voltou a Portugal, passou por Itália e de novo o Rio. Foi então, coordenando voluntários de vários países, que enxergou a falta de uma plataforma que unisse todas estas vontades. Como não havia, Inês criou-a.

No Para Onde? há de tudo, desde projetos disponíveis a financiar integralmente a estada do voluntário, passando pelos low-cost (normalmente, pequenas organizações locais que pedem uma contribuição para cobrir as despesas com estada e alimentação) até ao cada vez mais famoso work exchange, em que  o trabalho é pago sem envolver dinheiro – cama e refeições são as moedas de troca.

Para quem pensava que uma experiência no exterior era só para alguns (os endinheirados), a resposta está aqui. E está também para os que julgavam que isso era coisa de quem não tem contas para pagar, família ou emprego. No Para Onde? existem oportunidades que podem ir das 2 semanas aos 2 anos, assim como existem projetos dispostos a receber casais ou famílias com filhos. Ninguém fica de fora, nem mesmo os mais velhos, que achavam que seu tempo já tinha passado. Ainda que alguns projetos sejam específicos para jovens, não há limite de idade ou vontade nesta plataforma de aventureiros totalmente em português.

ParaOndeExtra

As pesquisas pelo seu projeto de sonho podem ser feitas por país ou por área de trabalho. Você é um profissional de saúde querendo levar seus conhecimento para uma região carente na África? Pode. Você tem uns bíceps bem trabalhados e gostaria de contribuir construindo uma escola no Nepal? Também pode. E ninguém vai te julgar se preferir escolher um lugar paradisíaco, como a ilha de Koh Rong, no Camboja, onde é possível fazer de tudo um pouco.

Trabalho com crianças, animais, direitos das mulheres, jornalismo, esporte, educação ou artes são outras das opções que tornam difícil não encontrar uma para chamar de sua. E mesmo que você não domine outra língua além do português, nada tema – no Para Onde? encontrará oportunidades em vários países de língua portuguesa, além de que o aprendizado de um novo idioma é um dos fatores mais importantes deste tipo de experiência.

Tempos difíceis para os sonhadores“, diria Amélie Poulain. Talvez não.

ParaOnde3

ParaOnde4

Pedimos para a autora escolher 5 de seus projetos favoritos em cada continente. As respostas, listadas abaixo, mostram um pouco do que você pode encontrar por lá:

ÁSIA

Sambhali Trust – Apoiar crianças e mulheres na Índia
Peduli Anak Foundation – Contribuir para um orfanato na Indonésia
OBT Camboja – Ajudar em um centro educativo no Camboja
Sols Timor – Ensinar português em Timor-Leste
Build a School for Nepal – Ajudar a construir uma nova escola no Nepal

ÁFRICA

From Kibera With Love – Apoiar crianças na maior favela africana, no Quênia
Delta Cultura – Ajudar em vários projetos comunitários em Cabo Verde
Drakenstein Lion Park – Fazer parte da proteção de leões na África do Sul
Mama Hope – Fazer parte de um programa educativo nas áreas do desenvolvimento comunitário e capacitação
Dream Africa Care Foundation – Apoiar projetos nas mais diversas áreas no Gana

AMÉRICAS

Aldea Yanapay – Trabalhar com educação e desenvolvimento em uma comunidade de Cusco, no Peru
Constru Casa – Construir casas para famílias carenciadas na Guatemala
Supporting Guasa – Ensinar Inglês e capacitar meninas na República Dominicana
Compass Green Project – Sensibilizar para a proteção ambiental nos Estados Unidos
The Amazon Animal Orphanage and Pilpintuwasi Butterfly Farm – Cuidar de animais selvagens no Peru

EUROPA

International Bauorden – Fazer parte de um campo de voluntariado de construção na Europa
Her Yerde Sanat – Contribuir na área das artes e circo com refugiados na Turquia
Pro International – Apoiar um projeto de voluntariado na Alemanha
Why Not – Viver sob os princípios da permacultura e harmonia com a natureza em Malta
Kuterevo Bear Refuge – Sensibilizar para a proteção de ursos na Croácia

ParaOnde2

ParaOnde6

ParaOnde5

ParaOnde1

ParaOnde7

ParaOnde8

ParaOnde9

ParaOnde10

ParaOnde11

Para ficar a par de todas as novidades, siga o projeto no Facebook ou Instagram.

Todas as fotos © Para Onde?




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!