Viagem

Saiba quais são as 10 cidades mais seguras do mundo

Sabemos o quanto é difícil e desafiador manter um alto nível de segurança nas grandes metrópoles. O Safe Cities Index 2015, estudo recente promovido pela Economist Intelligence Unit, aponta quais são as cidades mais seguras atualmente. Reunindo mais de 40 indicadores qualitativos e quantitativos, o ranking inclui categorias como segurança digital, segurança sanitária, segurança de infraestrutura e segurança pessoal.

Em primeiro lugar na lista está Tóquio, que também conquistou o primeiro lugar no que diz respeito a segurança digital, baseado em fatores como  equipes dedicadas de segurança cibernética (input) ou a frequência de roubo de identidade (output). No Brasil, os estados de Rio de Janeiro e São Paulo ficaram em 35º e 40º lugar, respectivamente. Quem ficou com o último lugar foi Jacarta, capital da Indonésia.

Os números não são uma constante. Nova York, que está em 10º lugar na lista, por exemplo, registrou um recorde de 2.245 homicídios em 1990, o que equivale a seis assassinatos por dia. Desde então, a população cresceu mais de 1 milhão de pessoas, enquanto as taxas de homicídio caíram, chegando a apenas 335, uma baixa histórica, colocando a cidade abaixo de Chicago, uma cidade com menos de um terço da população nova iorquina.

O estudo leva em consideração que a tecnologia e o desenvolvimento econômico são os principais itens em termos de ter uma segurança maior nas cidades. Alguns estudos apontam que quanto mais próximos da Internet das Coisas, menos crimes nas ruas irão acontecer, devido à sensação de estar sendo observado, gravado e denunciado o tempo todo.

A análise deixa claro que estar estatisticamente seguro não é a mesma coisa do que sentir-se seguro. Por exemplo, das 50 cidades estudadas, somente Zurique e Cidade do México conquistaram o mesmo nível de indicadores entre os dados e os cidadãos. Um dos desafios que o estudo conclui é que as cidades com rápido crescimento populacional e recursos financeiros sobrecarregados precisam se tornar mais criativas na concepção de soluções de baixo custo para a segurança urbana.

Agora tome nota das cidades onde você pode viver com maior segurança (destaque para a Austrália e o Japão, com 2 cidades cada na lista):

1. Tóquio, Japão

tokyo

2. Singapura, Singapura

singapura

3. Osaka, Japão

nighttime urban osaka

4. Estocolmo, Suécia

stockholm

5. Amsterdã, Holanda

amsterdam

6. Sydney, Austrália

sydney

7. Zurique, Suíça

zurique

8. Toronto, Canadá

toronto

9. Melbourne, Austrália

melbourne

10. Nova York, EUA

ny

Todas as fotos: Reprodução/Wikipedia




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!