Viagem

Rio azul turquesa na Costa Rica cria uma incrível ilusão de ótica natural

O Rio Celeste, localizado em um parque nacional na Costa Rica, é considerado um dos mais bonitos do mundo. E ao olhar imagens do lugar, não é difícil de entender o motivo. Suas belas águas azul turquesa enchem os olhos de turistas do mundo inteiro.

Mas até quatro anos atrás, o motivo da cor do rio – que é azulado em apenas um trecho de 14 km – era um mistério para os cientistas. Alguns alegavam que a cor incomum era por conta de altos níveis de cobre, mas testes comprovaram que não havia cobre na água.

Rio-Celeste-turquoise9-750x500

Rio-Celeste-turquoise7-750x499

Outros afirmavam que a cor era resultado de diversos produtos químicos, como carbonato de cálcio e enxofre, e havia ainda os que preferiam acreditar que a coloração se devia à proximidade do rio o vulcão Tenório.

Pois todos eles estavam errados. Em 2013, uma equipe de cientistas da Universidade da Costa Rica e da Universidade Nacional descobriu que na verdade, a água não era azul turquesa. Tudo se tratava de uma ilusão de ótica.

Rio-Celeste-turquoise4-750x499

Rio-Celeste-turquoise8-750x495

Rio-Celeste-turquoise3-750x499

000_mvd1216348

Ao analisarem uma substância esbranquiçada que cobria todas as rochas do fundo do rio, os cientistas descobriram que se tratava de um tipo de mineral composto de alumínio, silício e oxigênio, chamado aluminossilicato, que quando suspenso na água refletia a luz solar, enganando o olho humano, fazendo-o ver a água, que na verdade é transparente, como azul turquesa. A questão é que, sendo ilusão de ótica ou não, o rio é maravilhoso!

Todas as fotos © Reprodução Facebook/AFP




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!