Empreendedorismo

Pesquisa mostra que 12 milhões de brasileiros trabalham atualmente no modelo home office

Há pouco mais de um ano, iniciamos o Nômades Digitais com o intuito de difundir e incentivar o trabalho remoto. Eis que o Brasil nos surpreende com um número: já são 12 milhões de pessoas trabalhando home office atualmente. A informação foi dada pelo jornal O Estado de São Paulo, que adquiriu dados da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, e da International Telework Academy.

Os fatores responsáveis pelo crescimento do modelo de trabalho são vários, como a otimização de tempo – gasto no trajeto até o escritório – e de gastos, já que deixam de existir impostos, taxas e investimentos em infraestrutura física. A tecnologia age à favor dos empresários e funcionários, facilitando as tarefas e a comunicação.

Segundo a reportagem, a satisfação de quem trabalha em casa é alta e o sistema não tem gerado processos trabalhistas, ao contrário do que era previsto. Uma pesquisa da SAP Consultores Associados, feita com 200 companhias, revela que 36% das empresas brasileiras adotam práticas de home office, sendo 75,12% só em São Paulo. O número no Brasil ainda é pequeno se comparado a 80% das firmas norte-americanas.

Há um tempo atrás, citamos 10 motivos pelos quais o home office é o modelo de trabalho da vez. E também alertamos as dificuldades e como sua empresa pode dar certo seguindo este modelo. O gestor de RH do Banco do Brasil contou ao Estadão que houve um aumento de 15% na produtividade e da satisfação pessoal dos nove funcionários que integram o projeto-piloto de trabalho remoto. Até o final deste ano, o número de pessoas trabalhando em casa pelo banco subirá para 150.

E você, já trabalha remoto? Como está sendo a experiência?




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!