História Nômade

O que nos faz envelhecer? Os anos que vivemos ou a vida que escolhemos viver?

Paulistanos, Paulo e Bia se conheceram ainda adolescentes, ele com 16 anos, ela com apenas 12 e muita coisa em comum: a vontade de conhecer o mundo e a certeza de que nasceram um para o outro! Mas sabe como é a vida, né?! Acabaram seguindo caminhos diferentes e ficaram muito tempo sem se ver, até que se reencontraram 10 anos mais tarde e não se separaram mais. Hoje já são 20 anos juntos de muito amor, companheirismo e viagens incríveis! Surfistas, eles estão sempre em busca de lugares com as melhores ondas. Em 2012 mudaram para Ubatuba, onde levam uma vida bem mais simples e tranquila que na capital, em companhia de amigos que compartilham dos mesmos valores e de 5 cachorros e 7 gatos, todos adotados ao longo dos últimos anos. Nem precisa dizer: adoram os bichos e a natureza!

São os autores do Asfalto, Terra e Mar e convidados da História Nômade de hoje.

Pavones Costa Rica
Pavones, Costa Rica

Será que vale a pena viver para trabalhar e trabalhar para acumular? Andar na moda, ter um carrão e uma casa espaçosa? Será que é isso mesmo que nos faz felizes? Ou é ter saúde, energia e tempo para realmente viver a vida que desejamos?

Sempre filosofamos sobre tudo isso mas foi a descoberta de um lentigo maligno (ou melanoma) que nos fez pensar como a vida pode ser realmente curta. Descobrir uma doença que normalmente só ocorre entre a população acima dos 70 anos nos fez pensar que seria bom antecipar alguns sonhos que havíamos planejado para o futuro.

Taltal Chile
Taltal, Chile

Começamos a repensar nosso mundo e nossos valores e decidimos mudar radicalmente de vida, surpreendendo a família e indo na contra mão do modelo que a sociedade impõe. Mudamos de casa, de cidade, de sapato e começamos um pequeno negócio, que mais tarde veio a ser o propulsor financeiro em direção do nosso sonho de viagem pelas Américas! Depois de dois anos trabalhando duro, vendemos o restaurante e com a grana compramos nosso “casulo”, o Cocoon: uma estrutura armada de fibra de vidro e espuma de pvc, com apenas 6,5m2 mas com tudo o precisamos para viver, feita sob medida para encaixar na caçamba de qualquer picape do mercado.

A meta é fazer do Ushuaia ao Alasca e o roteiro nada tem de original, mas será do nosso jeito: milhares de quilômetros pelo asfalto e pela terra, por serras e montanhas, mas sempre voltando pra pertinho do mar. Afinal não dá para negar nossa essência e paixão pelo surf.

Chicama Peru
Chicama, Peru

Em duas etapas já somamos mais de 12 meses na estrada e 40 mil quilômetros! Muitas paisagens e experiências incríveis, mas também muito aprendizado. Vivemos sem frescura, de uma forma super econômica e mais sustentável, vivendo um dia de cada vez. E no nosso ritmo vamos seguindo, afinal quem viaja assim sabe muito bem disso: lugares e destinos acabam sendo meros pretextos, pois o melhor de tudo está nas experiências que vivemos e nas pessoas que conhecemos ao longo do caminho.

No momento estamos na Costa Rica e por todo o caminho o oceano Pacífico tem nos presenteado com praias desertas, ondas incríveis e entardeceres de sonho. O que mais podemos pedir?! Ainda falta muito para chegar lá, mas nossa rota em si não é tão importante, cada aventureiro segue a sua.

Canion Itaimbezinho, Brasil

El Chalten, Argentina

Ilha Chiloé, Chile

Da nossa janela

Da nossa janela

Ushuaia, Argentina

ass_paulia

Todas as fotos © Asfalto, Terra e Mar

O PROJETO

Percorrer as Américas, do Ushuaia ao Alasca, com o menor orçamento possível. Através das redes sociais fornecemos belas imagens e dicas de viagens, lazer, surfe e estilo de vida. Queremos mostrar que é possível viajar de forma econômica e sustentável, sem agredir o meio ambiente ou as populações locais, mas, acima de tudo, mostrar que nunca é tarde (ou cedo demais…) pra correr atrás de um sonho! Tudo isso, é claro, sem esquecer de usar o PROTETOR SOLAR!!!

HistóriaNômade




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!