Viagem

O pequeno e intrigante rio engolidor de pessoas

Entre Barden Tower e Bolton Abbey em Yorkshire, Inglaterra, se encontra uma das armadilhas mais perigosas da natureza. É um pequeno fluxo de montanha de aspecto inocente, com cerca de seis metros de extensão, conhecido como Bolton Strid, ou simplesmente ‘Strid’. Mas abaixo da superfície da água há um abismo profundo com poderosas correntes inferiores que puxa alguém que cai nela para uma morte certa. Acredita-se que sequer uma única pessoa que caiu no Strid já saiu de lá viva. Nem mesmo seus corpos.

bolton-strid-6[6]
James Whitesmith/Flickr

Para entender como um pequeno ribeirão de montanha pode ter uma reputação tão perigosa, basta olhar ao redor. Em menos de 1 metro, este fluxo pequeno se expandirá para um rio substancial de 10 metros de diâmetro. Este é o rio Wharfe, que atravessa Yorkshire, em um pedaço, o rio é forçado a atravessar um espaço estreito, fazendo com que a água obtenha muita velocidade e profundidade. A distância estreita no Strid é apenas uma ilusão, já que ambos as margens estão seriamente prejudicadas. Oculto embaixo há uma rede de cavernas e túneis que guardam todo o resto da água do rio. Ninguém realmente sabe o quão profundo o é o Strid.

bolton-strid-1[2]
www.thetelegraphandargus.co.uk

Na superfície, o Strid parece tão modesto e as margens tão próximas uma da outra que muitos visitantes entediados no passado assumiram que podiam pular sobre ele, ou atravessar suas pedras, porque parecia possível. Na verdade, acredita-se que o nome Strid venha da palavra “passo”. Há sinais de advertência em árvores ao redor da área que desencorajam as pessoas a tentarem o salto. Ainda há muitas histórias de pessoas escorregando e sendo sugadas implacavelmente nas cavernas subaquáticas e nos túneis erosionados.

bolton-strid-7[6]
James Whitesmith/Flickr




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!