História Nômade

História Nômade: como uma simples decisão mudou tanto nas nossas vidas

Olá para você! Tudo bem por ai? Vamos contar um pouco de como surgiu a ideia de largar tudo e viajar por um ano.

No começo todos perguntavam: porque vocês estão abandonando tudo? Estão cansados do trabalho? Da vida que levam? Não, só queríamos fazer algo diferente do que já tínhamos feito até então. Mudar de rumo, buscar algo novo! Bom, mudar o rumo da vida não é fácil para ninguém. Uma das primeiras coisas que pensamos é: “Se tivéssemos grana para isso…” E com a gente não foi diferente.

Meu nome é Reginaldo Carlos Zeferino Balduino, fui locutor de rádio desde os meus 19 anos e, na altura dos meus 42 anos, decidi abrir mão da minha profissão pra cair na estrada. Ela, Juliana Sanz Mael, trabalhava em uma seguradora e com ela não foi diferente. Avisamos as empresas com seis meses de antecedência e no mês de março de 2013 pedimos as contas: teve festas de despedida, choros e sorrisos.

Vivemos acompanhados da nossa parceira inseparável, Sofia (uma linda schnauzer de 3 anos e meio). Juntos criamos o projeto “Eu, Ela e a Sofia”.

Nosso sonho? Rodar o Brasil de carro por um ano! Viver de lugar em lugar sem rumo certo. Dormir um dia em cada canto. Mas, para isso, a grana teria que estar envolvida. Mas ela não foi o centro de tudo, e sim uma ponta do que realmente precisávamos. Foram exatamente dois anos para que tudo tomasse forma.

Barra-do-Garças---MTBarra do Garças, Matogrosso

Descobrimos uma palavrinha mágica – “Desapego”. Entendemos que conseguimos viver com pouco e fazer muito. Trocar algo comum por sonhos. Que realmente a vida fica mais leve sem dívidas. O trabalho fica mais tranquilo, o dia-a-dia muda. Aqui, nossas vidas começaram a tomar outra forma, os “sonhos” deixaram de ficar só na cabeça, começamos a imaginar o que poderíamos fazer, e onde fazer.

Dois meses antes das despedidas. começamos a escolher um carro que atendesse o que achávamos que iríamos precisar, dentro do nosso orçamento. Colocamos duas bikes dentro do carro, adesivamos com nossa logomarca e já estávamos prontos para partir. Nesse período também criamos um site, canal no Youtube e página no Facebook. Aprendemos através de tutoriais no Youtube a produzir e editar vídeos. O que nos ajudou e muito nos primeiros quatro meses de viagem. Pois trocávamos as diárias de pousadas por vídeos produzidos por nós. Ou seja, começamos a fazer coisas que nunca imaginávamos fazer.

Canion-Fortaleza---RS
Cânion Fortaleza, Rio Grande do Sul

É engraçado o que a mudança de rumo pode causar na vida das pessoas. Aqui escrevendo esse texto, o primeiro, dias antes de chegar em casa, estou sentado na conveniência do posto Ancap, em Punta del Leste no Uruguai. Lembra? Nossa aventura incluía só o Brasil. Até quando você decide viver um sonho, a vida te coloca em situações em que você tem que escolher, tem que tomar decisões, e decidimos sair do nosso país e também conhecer um pouco da cultura dos países vizinhos.

Desde o início da aventura tivemos alguns impasses, o medo de largar o emprego seguro, a casa boa, deixar os familiares e amigos. Não ter a mínima ideia do que será quando voltar. Será que vale a pena? Será que é seguro? Foram dúvidas constantes. Mas me recordo de uma coisa: até o dia de sair, em nenhum momento pensamos em desistir.

É de grande valia tudo isso que estamos vivendo, uma bagagem muito importante pra nossas vidas. Nada apagará os aprendizados que tivemos nesse ano fora de casa. Muitas coisas boas aconteceram. Brincamos sempre que a Sofia nos dá sorte, nada de ruim aconteceu, muito pelo contrário, conhecemos muitas pessoas que nos ensinaram muita coisa e temos a certeza que deixamos um pouco de nós, conhecemos novos lugares, culturas, comidas e até cheiros diferentes. Criamos pra nossa vida um novo “estilo de vida”, onde você inclusive reavalia seus valores, sobre o que realmente é importante pra nós, para o mundo! Você acaba criando uma nova personalidade. É muito interessante como uma simples aventura é capaz de transformar o ser humano. E agora que estamos finalizando essa etapa temos a certeza que essa foi a melhor escolha pra nós, pra nossa vida!

Nosso desejo: Que todos um dia possam ter a oportunidade que tivemos.

deserto-de-Sal---BoliviaBolívia

Bolivia
Bolívia

O que será de nós? Bom, seria muito egoísmo viver tanta coisa e não compartilhar com as pessoas, então elaboramos uma palestra, onde vamos compartilhar um pouco da nossa experiência e quem sabe, assim, inspirar as pessoas a buscarem sempre os seus sonhos, sejam eles quais forem. Afinal, sonhos são pra ser vividos.

Vamos deixar aqui uma mensagem que escrevemos no caderninho de um amigo Uruguaio: “AS GRANDES AVENTURAS, NÃO ENCONTRAMOS NAS ESTRADAS…E SIM NAS BOAS ALMAS QUE CRUZARAM NOSSOS CAMINHOS”.

033

AtacamaChile

Deserto-Atacama---Chile
Chile

Machu-Pichu---Peru
Peru

ass-euelasofia

faixa-nomades

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!