História Nômade

História Nômade: a magia de viajar em um carro com mais de 40 anos de vida

Viajar 40 mil quilômetros num carro confortável com ar condicionado, direção hidráulica e freios ABS já não é fácil. Imagina fazer a mesma viagem em um Chevrolet Veraneio 1973, que é um clássico lindíssimo, mas nem ar quente possui, a não ser quando ferve a água do radiador (risos). Isto que nos dispusemos a fazer. Largamos tudo para dar a volta na América do Sul dessa forma. Parece loucura? Sim! Mas é isso que queremos. Ivan Rodrigues e Florinda Pinheiro, estes são os nomes dos “loucos” que estão fazendo a viagem de seus sonhos a bordo da Veruska, nome carinhoso dado ao automóvel.

Toda original, exceto pelo GNV e algumas adaptações para a viagem, ela, no auge dos seus 41 anos, recebeu todos os cuidados necessários para aguentar os quilômetros que nos esperam. E além de ser o meio de locomoção, está servindo também como casa, já que nela estamos fazendo nossas refeições e dormindo na grande maioria dos dias.

Ainda não se passou muito tempo. Partimos em 04 de agosto e pouco menos de dois meses separam as vidas que tínhamos em São Paulo da vida que temos hoje. E dizemos com propriedade: “é esta vida que queremos, é esta vida que nos encanta”.

BahiaBrava
Bahía Brava – Villa La Angostura/Argentina

Viajar com um carro da década de 70 nos traz uma experiência que amamos que é conhecer pessoas. Muitos se aproximam por curiosidade sobre o carro. Puxam assunto, tiram fotos e, em alguns casos, viram amigos que levaremos para o resto da vida. É disso que gostamos: olhar o mundo com outros olhos, sob novas perspectivas; enxergar a beleza de um por do sol que na correria das grandes metrópoles havíamos nos esquecido; tirar das coisas simples a beleza e alegria do dia a dia.

O plano original é percorrer os 40 mil quilômetros em um ano. Mas tudo pode mudar. Estamos achando que talvez esse tempo seja pouco, pois em nosso continente há muita beleza a ser explorada e muitas pessoas a conhecer em tão pouco tempo. De qualquer forma, este é o tempo mínimo que ficaremos na estrada, isto se a nossa querida Veruska quiser. E há de querer!

LosPenitentes
Vista do alto da pista de esqui Los Penitentes – Mendoza/Argentina

Para dar um charme a mais à nossa viagem, temos um mascote: Veruskinha, uma miniatura do modelo. Nos acompanha em todos os lugares e tem uma seção especial de fotos em nossos sites.

Mascote

Sabemos que ainda há muita estrada pela frente, mas é inevitável não pensar na volta. Como será? A resposta definitiva ainda não temos, porém achamos que este espírito aventureiro nunca deixaremos de ter. Mesmo porque já nos pegamos conversando sobre a Veruska. Deixaremos ela assim, toda preparada para uma grande viagem? Ou desmontaremos tudo e a deixaremos toda original novamente? Até agora a resposta está pendendo mais para o lado de deixá-la pronta. Mas como não somos ricos e dinheiro não cai do céu, provavelmente voltaremos a ter uma vida normal trabalhando de segunda à sexta em um emprego comum na Grande São Paulo. Ou não! Se antes da viagem terminar descobrirmos uma forma de ganhar dinheiro viajando, poderemos viver assim para o resto da vida!

PeruibeSP
Peruíbe/SP

PeruibeSPAcamp
Peruíbe/SP, com todo o acampamento montado

Bandeira
Nossa bandeira, que o vento está “comendo”

SaoBentodoSulSCSão Bento do Sul/SC

Ruinas_
Ruínas de São Miguel Arcanjo – São Miguel das Missões/RS

SaoMiguelPôr do sol em São Miguel das Missões

CasildaArgentinaFamília que conhecemos no dia do aniversário da Flor e que preparou uma festinha surpresa na mesma noite – Família Urraco, Casilda/Argentina

Ruta401
Cordilheira dos Andes – Ruta 40

Ruta40Vulcao
Ruta 40 – Vista de um vulcão

Ruta40
Ruta 40

CordilheiraAndesCordilheira dos Andes – San Rafael/Argentina

CordilheiraAndes2
Cordilheira dos Andes – San Rafael/Argentina

SanRafael
Vista do retrovisor – San Rafael/Argentina

DiqueValleGrandeTúnel para chegar ao Dique Valle Grande – San Rafael/Argentina

CarroFrioNossa rotina dentro do carro quando está muito frio

ass-veraneio

Para quem quiser acompanhar, contamos com um site, o Veraneio Viajante, e também com uma página no Facebook.

Todas as fotos © Veraneio Viajante

HNomade_grande

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!