Viagem

Guia ND: 7 aventuras que você não pode deixar de fazer em São Bento do Sapucaí

O objetivo do quadro Guia Nômades Digitais é ajudar todos os viajantes espalhados por esse mundo afora, reunindo dicas de lugares imperdíveis em diferentes pontos do planeta e não tão conhecidos ou cheios de turistas, ajudando quem, mais do que guias, confia em pessoas. E quem diz pelo mundo, diz também por esse enorme (e maravilhoso!) Brasil. Depois do Rio de Janeiro e de Morro de São Paulo, s

Uma cidadezinha no interior de São Paulo, divisa com Minas Gerais, encanta com suas paisagens naturais e os moradores acolhedores. Rica em natureza e um belo monumento natural, com certeza você terá muitas coisas para fazer, visitar e apreciar!

Tirei sorte grande quando meus pais decidiram ir morar em São Bento do Sapucaí. Assim, tenho a desculpa certa para ir nesta cidade quando bem entender e conhecer os caminhos que levam aos mais fantásticos, belos e apaixonantes lugares que esta cidade, envolta de montanhas, tem a oferecer.

Mas vamos lá… Quais aventuras São Bento do Sapucaí nos reserva?

Bom, a primeira coisa que todos fariam é conhecer o Complexo do Baú. Um conjunto de três pedras fenomenais e gigantescas que você vê em qualquer parte da cidade e decide logo ir correndo para lá. É só pegar a Estrada do Paiol e seguir. O bom é ir aproveitando a paisagem belíssima que São Bento te proporciona. Uma estrada sinuosa vai te levar até o complexo do Baú.

Mas calminha aeê… Antes de chegar lá, tem outras coisas que não podem ficar para trás.

1. Cachoeira dos Amores e Cachoeira do Toldi

A primeira delas é a Cachoeira dos Amores. Linda de se ver! Pedras esculpidas pela água que vão te deixar com o queixo caído. Parada obrigatória. Mais um pouco a frente, pegando a estrada novamente, subindo uma estrada sinuosa, encontra-se a Cachoeira do Toldi. Se você reparar bem, já consegue ver o topo da cachoeira logo na estrada, muitas pessoas param por aí (na estrada) mas, como um bom aventureiro, você se pergunta: Como chegar até lá. O jeito mais legal, para quem gosta de aventura, é adentrar na trilha que vai te levar ao topo. Não é uma cachoeira que dá para entrar e sim para apreciá-la. No mirante, de quebra, você vai ter uma vista linda das montanhas que envolvem a cidade de São Bento do Sapucaí, parece até cena de filme!

2. Complexo do Baú (finalmente!)

Depois da “Parada Toldi” seguimos subindo atentos às placas para o Complexo do Baú. Ele é composto de três pedras gigantes: Pedra do Bauzinho, Pedra do Baú e Pedra da Ana Chata. Você pode fazer as trilhas para chegar nessas três pedras. A de mais fácil acesso é a Pedra do Bauzinho, que não demora nem 10 minutos para chegar até ela. Vista linda da cidade e das montanhas que a cercam. Pegando a trilha mais longa você chega à Pedra do Baú, recomenda-se que tenha equipamentos para a subida. A trilha é longa e muitas pessoas deixam de ir até a Pedra da Ana Chata. Mas vale a aventura! Esta trilha é bem legal, pois somos obrigados a entrar em uma ‘mini’ caverna com morcegos! Sem contar a linda paisagem (que não me canso de falar!)

P.S.: Ah, antes que eu me esqueça… Tem uma alternativa para chegar à Pedra do Baú. Uma trilha incrível em que você faz olhando para a pedra, que vai ficando cada vez mais perto de você. Para esta trilha é preciso pegar a Estrada da Ana Chata, deixar o carro no Restaurante do Baú e seguir uma trilha bem intensa. Vale a experiência!!

SBentoSapucai21

SBentoSapucai22

3. Estrada do Serrano: Cachoeira do Poção e Cachoeira do Tobogã

Bom, continuando nas aventuras, sugiro pegar a Estrada do Serrano. Vejo muitos turistas fazem este caminho de carro e perdem grande parte da paisagem, sugiro que faça este trajeto de bike ou na caminhada, para mim é uma das paisagens mais lindas, com montanhas belíssimas e vista para as Pedras da Divisa e do Cruzeiro. Vale apreciar cada segundo! Lá, você tem as opções de fazer uma parada na Cachoeira do Poção que é fantástica para nadar na água gelada e na Cachoeira do Tobogã que é linda em épocas de cheia (e nas outras também)!

SBentoSapucai3

4. Trilha da Pedra do Cruzeiro

Para a trilha da Pedra do Cruzeiro, vá preparado para subir uma estrada de terra, depois entrar no meio da mata, subir uma montanha envolta de pinheiros e chegar ao Cruzeiro, no topo da pedra. A vista é fantástica! De um lado você avista a cidade de São Bento do Sapucaí – SP, de outro você avista a cidadezinha de Golçalves – MG.

SBentoSapucai4

5. Bairro do Quilombo: Ateliês de Arte

Na cidade temos opções legais para conhecer também! Não pode deixar de conhecer o Bairro do Quilombo e de quebra conhecer o mais ilustre dos moradores de São Bento, o queridíssimo, Ditinho Joana. Escultor e contador de histórias, com certeza você vai se encantar com o trabalho desse grande artista, com a simplicidade e conhecimento da vida que ele tem! Não deixe de conhecer também o Arte Quilombo, um ateliê com obras de vários artistas da cidade!

SBentoSapucai5

6. Centro da cidade, pracinhas com a cara do interior, restaurantes e cruzeiro

No centro da cidade temos os restaurantes deliciosos. Uma vez nesta cidade, divisa com Minas Gerais, você não pode deixar de comer as comidas deliciosas preparadas no fogão à lenha. As igrejas e seus coretos dão à cidade a cara do interior. Uma capela feita de mosaico é parada obrigatória para ver esta arte lindíssima. O cruzeiro, que fica na cidade, garante uma visão ampla de todo o centro de São Bento do Sapucaí!

SBentoSapucai6

7. Histórias para contar e bloco do Zé Pereira

Se você adora conversar é aqui que você vai encontrar as mais belas histórias e estórias que o povo conta. Quem vive em São Bento do Sapucaí com certeza tem histórias para contar. É um roteiro a parte conhecer os moradores desta cidade. São acolhedores, simples, com brilho nos olhos. Outra coisa imperdível é na época do carnaval. Uma família inteira de bonecos gigantes agita a folia de carnaval. Diversão garantida!

SBentoSapucai7

SBentoSapucai31

Com certeza você vai retornar a esta cidade encantadora, pelas pessoas, pela natureza, pelas paisagens! Você nunca consegue ir só uma vez a São Bento do Sapucaí.

Boa viagem!

ass_mayara

Todas as fotos © Mayara Fernandes

guiand-grande




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!