Viagem

Fotógrafo retrata o estranho mundo das viagens de férias falsas

Que viajar está entre os grandes prazeres da vida, não temos dúvida. Mas, nem todo mundo tem tempo, dinheiro ou ambição para alcançar os diversos cantos desse enorme (e lindo!) planeta, passando a acompanhar tudo de longe, online. Foi com base nisso que o fotógrafo austríaco Reiner Riedler criou a série “Fake Holidays“, que mostra o estranho mundo das “férias falsas” ao redor do mundo, baseadas na simulação.

As imagens partem do pressuposto do artificial, já que hoje em dia tudo pode ser imitado e custa mais baratinho. Em situações mais bizarras, existem cenários que transferem pessoas comuns para onde quer que elas desejem, como as Pirâmides do Egito, sem dar um passo pra fora de sua cidade natal. Já outras são compostas de réplicas, espalhadas por todo lugar, como ilhas artificiais, parques temáticos, a réplica do Titanic, que na verdade é um hotel, o paraíso tropical fake (do qual falamos aqui) na Alemanha ou uma geleira “construída” em pleno calor escaldante no Emirados Árabes Unidos.

Cenários de plástico que imitam as belezas naturais dão um tom engraçado, mas triste às fotos, revelando pessoas que pagam para posar em frente às cópias do original. A série também carrega consigo uma crítica às indústrias de viagens que criam miragens e manipulam os clientes, alimentando-os de um sonho e vendendo apenas um produto, com água falsa, natureza morta e outros mundos imaginários criados sob medida, dentro de espaços particulares. “Eu não sei o que é melhor: ir para os Alpes, sabendo que a indústria do esqui destrói a natureza nas montanhas, ou ir a um centro de esqui construído em Dubai, no deserto“, indagou, ironicamente, o fotógrafo.

Curioso pelo comportamento humano, Riedler passou muitos anos viajando em busca desta documentação, que, ao contrário de sua premissa, é bastante autêntica, criativa e ousada. Segundo ele, “realidade é o que nós vemos. E o que vemos ultrapassa a nossa imaginação, de longe“.

Vale a pena ver e refletir:

Germany; Indoor Pool

China, Shenzhen, Wedding Couple in the Themepark Window of the World

Lithuania, Vilnius; Polynesian Dancers in

Fake-Holidays_Book08

Dubai, Ski Dubai, Indoor Skiing Hall

Dubai, Ski Dubai, Indoor Skiing Hall, Portrait in the Icecave

Germany; Bispingen; Centerpark Bispingen

Fake-Holidays_Book17

Turkey; Antalya; Lara Beach; Titanic Resort Hotel

Germany, Bottrop: Movie World

Turkey; Antalya; Lara Beach; World of Wonders, Kremlin Palace; Animator dressed as Superman

Fake-Holidays_Book29

China, Shenzhen, Themepark Window of the World

Las Vegas, Star Trek Experience at the Hilton

Fake-Holidays_Book38

Fake-Holidays_Book48

China, Shenzhen; Empoyees with Torpedo on the Themepark

China, Shenzhen;

China, Shenzhen, Themepark Window of the World

Germany; Phantasialand Köln

Austria; Leoben; Viking Reenactors

Germany; Eging am See; Westerncity Pullmann City, Street Parade with Buffalows

Todas as fotos © Reiner Riedler




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!