Viagem

Fotógrafa mostra como é a vida nos squats londrinos

Baseando-se na ideia de ocupar espaços abandonados, os squats, como são conhecidas tais propriedades, são parte do movimento de contracultura londrino e muito difundido pela capital inglesa. Partindo do princípio de simplesmente não gastar com moradia, grupos dividem estes espaços, formando verdadeiras comunidades alternativas, ainda um tanto quanto marginalizadas pela sociedade. A fotojornalista Corinna Kern se dedicou a retratá-los, imergindo em suas vidas e mostrando como realmente são os chamado squatters (as pessoas que lá vivem).

Durante muitos meses, Corinna viveu num squat em Kentish Town para alimentar a série A Place Called Home (“Um Lugar Chamado Casa”). Através de suas imagens, ela explora a ideia de que um lar vai muito além de um espaço físico para se viver. Na ocasião, teve de aprender a coexistir num área onde viviam 30 pessoas e três cães, e com os contatos que fez, acabou explorando outros seis squats em Londres. Um dos prédios mais famosos da cidade, o central The Castle, abriga atualmente mais de 100 pessoas e acaba sediando festas raves, outro viés para os edifícios abandonados.

Embora pode ser visto como algo negativo, o squatting acabou se tornando um estilo de vida alternativo em meio aos altos preços de moradia na capital. Durante a crise no setor imobiliário, surgiu na década de 1960 como ato político, que acabou gerando o movimento de famílias sem-teto para dentro de lugares desocupados. Mas nem tudo é fácil, afinal, para ser um squatter é preciso ter bastante capacidade de adaptação e estar apto a mudanças. Além disso, costuma ser atraente para pessoas aventureiras, em busca de liberdade e de novas amizades.

Os tecidos, achados em galpões, são utilizados para dividir os espaços e quartos, que nunca são realmente privados. Em Londres, a atividade não é ilegal e ainda possui alguns direitos defendidos por lei, permitindo que somente cidadãos europeus façam seu uso. Mas isso não impede que os moradores possam ser expulsos a qualquer momento ou presos por invasão.

Confira as fotos de alguns squats visitados por Corinna e entre nesse submundo:

corinnakern

corinnakern17

corinnakern15

corinnakern13

corinnakern14

corinnakern7

corinnakern12

corinnakern10

corinnakern8

09: A freshly squatted building in 'Kentish Town' formerly used

corinnakern6

corinnakern5

corinnakern2

corinnakern3

corinnakern4

corinnakern16

corinnakern18

Todas as fotos © Corinna Kern




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!