Viagem

Foi tudo mentira? Internautas investigam história de blogueira de viagens que teve fotos copiadas por fã

Há alguns dias, sites do mundo inteiro publicaram a história da blogueira de viagens Lauren Bullen, que afirma ter descoberto que uma Instagrammer chamada Diana Alexa a está seguindo pelo mundo e copiando suas fotos. Se até aí esta história já parece fazer parte de roteiro de filme, eis o principal detalhe: as fotos foram copiadas nos mínimos detalhes, incluindo lugares, poses e até as roupas.

screenshot-1

Em seu blog, Lauren denunciou o plágio em um post chamado “Imitation is the sincerest form of flattery” (“Imitação é a mais sincera forma de elogiar”) e compartilhou screenshots das fotos da suposta imitadora sem se esquecer de observar que “Diana” tinha tornado sua conta do Instagram privada. Poucos dias depois, Bullen atualizou o post dizendo que tinha estrado em contato com Diana e que as duas haviam se reconciliaram bem no auge da confusão. Pouco depois ela decidiu apagar a publicação sem maiores explicações.

blogueira-4

Nos comentários de suas fotos no Instagram, as pessoas começaram a duvidar da veracidade da história surreal e acusá-la de inventar tudo isso com a ajuda da mulher misteriosa. A motivação seria para ganhar seguidores, coisa que deu muito certo: com a repercussão da história ela ganhou milhares de seguidores e atualmente possui 819 mil pessoas acompanhando suas fotos.

Por conta do burburinho, o site Insider entrou em contato com Lauren que se recusou a passar o contato de Diana e a compartilhar detalhes do que havia conversado com ela. Procurando por Diana por conta própria, ninguém da equipe do veículo conseguiu nenhuma informação.

Eis alguns fatos curiosos sobre esta história:

Muitas dos geotags de Lauren listam apenas as cidades, não localizações exatas. Levaria uma quantidade absurda de tempo, dinheiro e esforço para Diana rastrear as exatas barracas de frutas e vendedores do mercado que servem como pano de fundo para Lauren.

Basta olhar para estas fotos tiradas em Marrakesh, Marrocos. Quais são as chances de uma estrangeira tropeçar exatamente na mesma porta em uma cidade de quase 1 milhão de pessoas?

porta_camiseta

Diana também usa exatamente as mesmas roupas de Lauren e as peças parecem muito menores em Diana que é nitidamente mais alta. Isso leva a acreditar que as duas estavam viajando juntas e usando as mesmas roupas. Alguns dos trajes, como a camiseta amarela na porta marroquina, teria sido quase impossível de replicar.

Considerando que as fotos tenham sido um bom trabalho de Photoshop, o Insider procurou um especialista, Mike Nudelman, que deu uma olhada nas imagens e concluiu que são reais. Ele ainda afirmou que parece mais provável que as fotos tenham sido tiradas na mesma época, mas não imediatamente uma após a outra.

19

screenshot_5-skitch

Então há um fato que colocou ainda mais suspeita sobre a surreal história de Lauren Bullen: quando você digita no Google “diana_alexa” e “gypsea_lust”, os resultados incluem uma conta no Twitter de 2011 que mostra Diana com o endereço de e-mail de Bullen.

screen-shot-2016-11-16-at-4-28-17-pm

A conta do Twitter de Diana Alexa é privada, mas a pesquisa no Google parece mostrar uma versão em cache das informações da conta do Twitter quando ainda era pública. Além disso, o endereço de e-mail de Lauren e seu ID no Instagram apareceram no perfil de Diana Alexa.

Em resposta ao resultado do Twitter ligando as duas, Bullen afirmou ao Daily Mail Austrália: “Minha interpretação é que quando você joga no Google os nomes de usuários de duas pessoas, você obterá resultados de ambas as contas do Twitter”.

Ela ainda contou que que ela e a mulher misteriosa agora eram amigas e se falam todos os dias: “Não sei muito sobre ela, mas descobri que é italiana. Perguntei a ela hoje: ‘Diana é seu nome verdadeiro?’ e ela disse que não, que era um apelido e que ela nunca colocaria seu nome verdadeiro na internet. Então nem sei seu nome verdadeiro”, disse à publicação.

E aí? Você acha que a história da blogueira é verídica ou que tudo não passou de uma grande jogada de marketing feita em parceria de uma amiga?




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!