Brasileiros Viajantes

Este casal está rodando o Brasil em busca de bons exemplos que ajudem a solucionar problemas do país

Seja a mudança que você quer ver no mundo“. A famosa frase de Gandhi inspirou Iara Xavier e Eduardo a deixarem seus empregos, venderem a casa e cair na estrada em busca de projetos que ajudem a solucionar problemas pelo Brasil. Desde 2011, quando a jornada começou, eles documentam seus achados no site Caçadores de Bons Exemplos.

Eles já visitaram todos os estados brasileiros, tendo percorrido mais de 220 mil quilômetros ao longo destes anos, sempre em busca de pessoas que se dedicam a ajudar os outros. O dinheiro da venda da casa e da rescisão dos contratos de trabalho já terminou e, desde então, eles sobrevivem com a ajuda da solidariedade alheia.

bons4

É em uma barraca montada em cima do carro que costumam dormir, geralmente em estacionamentos de postos de gasolina. Mesmo assim, a dupla não poderia estar mais realizada com a vida que escolheu. Os dois têm palestras agendadas até março do próximo ano. Como acreditam no poder da mudança, eles não cobram honorários, mas as empresas ficam responsáveis pelos custos de logística e alimentação deles enquanto estão na cidade – e geralmente contribuem com a compra do livro que escreveram juntos sobre essa jornada, o Caçadores de Bons Exemplos.

bons7

Durante esse tempo, o casal visitou mais de 1,1 mil projetos que incluem ONGs, associações e pessoas comuns que fazem ações sociais. Os projetos são encontrados perguntando a pessoas na rua quem elas consideram como um bom exemplo na cidade. É de posse dessas informações que eles visitam os locais e registram tudo no site.

bons5

Para expandir ainda mais essa base de dados, Eduardo e Iara lançaram recentemente um aplicativo para celular que detalha os locais visitados e possui uma área para que as pessoas possam indicar outros projetos que acreditem ser um bom exemplo. Assim, qualquer um pode ir até um projeto e incluir informações e fotos diretamente no aplicativo, que está disponível para iOS e Android.

bons1

bons6

bons3

bons2

Todas as fotos: Reprodução Facebook

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!