Viagem

Esta pequena ilha de coral tem densidade populacional quatro vezes maior que Manhattan

Santa Cruz del Islote é uma pequena ilha de corais de 2,4 hectares situada no arquipélago de San Bernardo, na costa da Colômbia. Apesar disso, é lar de 1200 pessoas, uma densidade populacional quatro vezes maior do que a de Manhattan. 

Ilha 5

O vilarejo, porém, não é Manhattan. Não dispõe de água corrente ou sistema de esgoto. Sua eletricidade funciona apenas 5 horas por dia graças a um gerador, e a água doce limpa é enviada pela marinha colombiana, a cada três semanas. Então, porque as pessoas vivem aqui?

Ilha 4

Reza a lenda que há 150 anos atrás, um grupo de pescadores da cidade de Baru encontrou a ilha ao tentar uma nova rota de pesca. Era muito tarde para voltar para casa, e eles decidiram passar a noite em Santa Cruz del Islote. E ficaram surpresos ao descobrir que a ilha não tinha mosquitos, uma raridade na região. A história conta que o grupo dormiu tão pacificamente naquela noite, que resolveu se estabelecer por lá.

Ilha 3

Atualmente, Santa Cruz del Islote têm noventa casas, duas lojas, um restaurante, uma discoteca e uma escola, espremidos numa área de um campo de futebol e meio. É a ilha mais populosa do mundo. O espaço é tão limitado que a maioria das estruturas se estende até a água. Aqui, seus habitantes são pacíficos e não trancam as portas de suas casas. Não há violência, e sim união. Um exemplo e tanto para o resto do mundo!

Ilha 6

Ilha 7

Ilha2

Fotos: Flickr, Panorâmio, CNT Traveller e divulgação




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!