Viagem

Esse incrível mapa-mundi literário mostra os melhores livros de cada país – e lança o debate

Os livros nos permitem viajar por todo o mundo sem sequer colocar o pé para fora de casa.  Entrar em contato com novas culturas e experiências que talvez jamais seriam vivenciadas. Tendo isso em mente, que tal expandir o seu universo de leitura? Sai da mesmice dos best sellers para encontrar obras incríveis e não tão divulgadas pela imprensa?

Esse mapa brilhante da literatura, feito por Backforward24, usuário do site Reddit, nos ajuda nessa empreitada. Ele gera algumas divergências de opinião, já que seus países estão supostamente representados pelos títulos mais importantes, mas abre um leque de possibilidades quando o assunto é leitura.

Mapa 2

Para o usuário, a Rússia têm como título mais importante Guerra e Paz, de Tolstói. Mas os trabalhos de Dostoiévski poderiam muito bem ocupar o posto, não? Na Inglaterra, Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, é a bola da vez. Mas onde ficam as fabulosas obras de Sheakspeare, ou Dickens?

Machado de Assis representa o Brasil com Dom Casmurro. Aqui também caberia Macunaíma, de Mário de Andrade, ou Grande Sertão Veredas de Guimarães Rosa. 

Se a discussão incita a um hábito cada vez mais abandonado na sociedade atual, a leitura, que ela aconteça! E que o mapa sirva como ferramenta para a descoberta de novos autores e títulos, em todos os continentes do mundo.

Veja o mapa completo aqui e conta pra gente: quais seus livros preferidos em cada país?

Todas as fotos: Reprodução




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!