Empreendedorismo

Ele largou a faculdade de administração para fazer o que ama: Malabares

Aqui no Hypeness sempre estamos em busca de histórias inspiradoras, e essa é mais uma delas, por isso, fomos conversar com Lucas Gardezani Abduch, pra saber mais sobre sua trajetória. Ele era mais um garoto recém-saído da escola que achava que precisava se encaixar na sociedade entrando em algum curso de faculdade. Passou no curso de Administração na USP, mas no fundo ele tinha uma outra paixão – os malabares.

No primeiro colegial, a irmã de Lucas comprou um diabolô, que foi o seu primeiro contato com a arte dos malabares. Ele ficou obcecado, e passou a treinar mais de 5 horas por dia. Depois, continuou praticando bolas e malabarismo de contato. Tudo o que aprendeu foi através da internet e da troca de informações com outros malabaristas. Passou então a se apresentar eventualmente e dar aulas, mas não imaginava que poderia fazer desse o seu trabalho integral.

ma1

Na faculdade, Lucas percebeu que tinha uma característica básica, em comum com 90% de sua turma: ele gostava de muitas coisas, e não sabia o que queria fazer da vida, daí ter se matriculado no curso de administração. No entanto, com o tempo, ele foi percebendo que aquilo não o faria feliz.

Em setembro de 2011 ele começou a se dedicar ao seu canal do Youtube, que fazia parte de um programas de parceiros. No entanto, ele não tinha câmera, e as visualizações no Youtube não lhe rendiam mais do que R$ 10 por mês. Pra piorar, ele estava usando a câmera de um amigo, quando ela foi furtada – o que fez com que ele tivesse que gastar as poucas economias para comprar uma nova.

Sua sorte começou a mudar quando em dezembro de 2012 ele foi um dos selecionados no concurso Youtube Next Up Brasil, que o premiou com a quantia de 20 mil reais pra desenvolver o seu projeto. Essa foi a motivação final que estava precisando para finalmente tomar coragem de largar a faculdade e investir no seu sonho. Larguei a faculdade e tirei esse peso gigantesco de minhas costas, a alegria de ver meu nome na lista, ao entrar na USP, nem se comparou com o prazer de deixar para trás um curso que trazia tanta insatisfação.” Assim, nasceu o Malabarize-se um canal que traz vídeos-arte, mas também diversos tutoriais para os amantes dos malabares.

Passeamos pelo canal, e encontramos vídeos incríveis por lá. Separamos alguns que mais gostamos:

– Flow – Manipulação de objetos

– Um dia na vida do malabarista Juan Duarte Mateos, que não tira a bola da cabeça nem na hora de dormir.

– Otávio Fantinato (Cia do Relativo) mostra sua incrível pesquisa com manipulação de objetos convencionais e não-convencionais, como bolas, uma pá, e até a própria estante.

– Amazing Juggling

ma2

ma3

Hoje a renda de Lucas vem de trabalhos com produção de vídeo e de apresentações e oficinas de malabares. Grande parte dos clientes o encontra através de seu canal no Youtube.

Esse é mais um exemplo que mostra que essa nova geração tem um poder enorme nas mãos: finalmente poder fazer o que ama, e transformar isso em uma profissão. Ter um trabalho de sucesso não significa mais ter que ficar trancado num escritório, preenchendo relatórios e seguindo tasks. Aquela paixão, aquilo que verdadeiramente te inspira e que te traz brilho aos olhos, pode muito bem se tornar o seu trabalho – basta querer. Finalmente podemos discordar da música e afirmar com alegria: Nós não somos mais os mesmos, e não vivemos como os nossos pais.

ma4

Para saber mais, siga.

todas as imagens cedidas por Lucas Gardezani Abduch.




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!