Viagem

Diamantina, Veadeiros e Guimarães: corra para as Chapadas

As chapadas, presentes na região central do país, são áreas montanhosas, com dimensões consideráveis e superfícies planas. Possuem altitudes acima dos 600 metros, e foram formadas há anos, por conta de diversos processos da natureza.

Nas chapadas, é comum encontrar vales, cachoeiras e rios, além de paisagens deslumbrantes. Aqui no Brasil há inúmeras delas, sendo que as mais conhecidas são: Diamantina, Veadeiros, Guimarães e Jalapão.

Se você ainda não teve a oportunidade de conhecer nenhuma, pense seriamente em incluir um passeio até uma delas nas suas próximas férias, com certeza você não irá se arrepender. Para te ajudar, reunimos abaixo algumas informações necessárias:

Chapada Diamantina

Localizada na Bahia em uma área de aproximadamente 152 mil hectares, é um dos maiores parques de preservação do Brasil fora da região Amazônica. Foi fundada em 1985 por meio do Decreto Nacional, com o objetivo de preservar as belezas do lugar. Uma de suas principais atrações é a Cachoeira da Fumaça, uma das maiores quedas de água do país, com seus 360 metros de altura. Para chegar, uma das opções é pegar um voo até Salvador, e de lá partir rumo a Lençóis (via aérea ou terrestre).

chapada_diamantina_bahia-1

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães fica no município de mesmo nome, criado em dezembro de 1953. O Parque Nacional foi criado posteriormente, através de um decreto federal que visava preservar a riqueza natural do local. A Cachoeira do Véu da Noiva, com 86 metros de queda, é um dos principais atrativos. Há também a Casa de Pedra, uma pequena caverna de arenito bastante procurada pelos visitantes. Para chegar, pegue um voo até Cuiabá, e de lá alugue um carro rumo o local (aproximadamente 70km de viagem).

Chapada_Guimaraes_Véu_da_Noiva (1)

Chapada dos Veadeiros

Distante 230 km da capital federal, a Chapada dos Veadeiros é conhecida não somente pelas inúmeras belezas naturais, mas também pelo misticismo que a cerca. Muitos acreditam que o local é frequentemente visitado por extraterrestres e naves espaciais. OS destaques ficam com a quantidade de nascentes de águas cristalinas, e com os Saltos do Rio Preto. Para chegar, vá até Brasília e de lá parta de carro ou ônibus até a chapada.

chapada_dos_veadeiros

Via © Skyscanner




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!