Empreendedorismo

Descubra algumas maneiras de conseguir financiamento para estudar em Portugal

Estudar fora do país é um sonho para muitos brasileiros, mas duas barreiras importantes dificultam sua concretização. A primeira delas é a financeira já que o custo de um curso internacional geralmente é bastante alto, ainda mais se somado ao valor para viver longe de casa.

porto

Outro impedimento para alguns é o idioma, pois nem todo mundo domina o inglês ou uma outra língua. Sendo assim, a cada dia mais e mais brasileiros se interessam em estudar em Portugal.
Além da facilidade com o idioma, existem algumas possibilidades para obter financiamento ou ajuda de custo para estudar em terras lusitanas.

Separamos algumas delas, confira:

– Algumas universidades portuguesas oferecem bolsas aos estudantes aos primeiros colocados que ingressarem pelo ENEM. Ou seja, os melhores colocados de cada curso ganham um desconto no valor da anuidade. Este tipo de bolsa é chamada de ‘bolsas de mérito ou incentivo’.

– Os brasileiros possuem descontos de até 50% no valor da anuidade por serem estudantes provenientes de países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A CPLP foi criada em 17 de Julho de 1996 por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. No ano de 2002, após conquistar independência, Timor-Leste foi acolhido como país integrante.

– O programa ‘Bolsa de mobilidade Luso-Brasileira Santander’ é uma iniciativa voltada exclusivamente para universidades públicas brasileiras que está na 11ª edição com mais de 1000 alunos beneficiados. A bolsa é de 3.300 euros e, existem oportunidades para diversos outros países.

* Imagens: Reprodução




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!