Viagem

Conheça os 7 cemitérios mais impressionantes do mundo

Você já ouviu falar em necroturismo? Pode parecer estranho, mas os cemitérios são algumas das principais atrações turísticas ao redor do mundo, rendendo até passeios específicos. Por algum motivo curioso as pessoas gostam de visitá-los, seja pela arquitetura e o design das lápides, os mausoléus, as histórias assustadoras ou pelas celebridades que foram enterradas no local.

O fato é que, com o passar dos anos, morrer se tornou menos luxuoso, digamos assim. Antigamente era comum que as famílias com grande poder aquisitivo criassem verdadeiras mansões para enterrar os entes queridos. Os jazigos eram elaborados por escultores renomados, ganhando toques de sofisticação. Materiais caros como o mármore, o bronze e até o ouro eram comuns na construção.

A boa notícia é que muitas destas obras de arte resistiram ao tempo e seguem firmes como um resgate do passado. Confira alguns dos mais curiosos:

1. Merry Cemetery – Săpânța, Romênia

Este é o ‘cemitério mais feliz do mundo’. As lápides coloridas e bem decoradas chamam a atenção pelo visual, mas mais ainda por conta dos epitáfios. Escritos em primeira pessoa, contêm mensagens bem humoradas e sarcásticas, como ‘aquele que gosta de conhaque de ameixa, com certeza vai gostar de mim, por tanto que gostei do meu conhaque, e com a garrafa na mão eu morri.’

cemiterio

Foto via

2. Hollywood Forever, Los Angeles

Hollywood é o antro das celebridades e seu cemitério não poderia ser diferente. Na Santa Monica Boulevard, logo atrás dos estúdios Paramount, a área de 250 mil m² abriga de tudo um pouco: estrelas lendárias, magnatas do cinema, pessoas importantes para a cidade e até gangsters. Uma das lápides mais famosas é de Johnny Ramone. No verão, o local sedia exibições de filmes ao ar livre.

cemiterio2

3. Cemitério de Highgate, Londres

Construído em 1839, o cemitério londrino de 15 hectares abriga atualmente mais de 170 mil mortos. Entre eles estão também algumas personalidades importantes, como o pai do comunismo, Karl Marx, e o pai do Mochileiro das Galáxias, Douglas Adams. No auge da era vitoriana, o local era ocupado por endinheirados com sepulturas e túmulos cheios de adornos e feitos em materiais nobres.

cemiterio3

4. Père Lachaise – Paris, França

O mais famoso cemitério francês ocupa 500 mil m² da capital desde o século 19. Não à toa, é um dos mais visitados do mundo, já que abriga em seu território túmulos de famosos como Jim Morrison, Edith Piaf, Oscar Wilde, Edith Piaf, Honoré de Balzac, Marcel Proust, Alice B. Toklas, Richard Wright e Allan Kardec.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

5. Neptune Memorial Reef, Miami

Este certamente é um dos mais curiosos da lista. Conhecido também como “cidade dos mortos”, este memorial subaquático tinha como intuito recriar a Cidade Perdida de Atlantis e de ser o maior arrecife criado pelo homem. Com 2 mil m² de largura e 12 m de profundidade, pode abrigar até 125 mil mortos. O local atrai mergulhadores e turistas que, de tabela, observam a vida marinha.

cemiterio5

Foto via

6. Okunoin, Monte Koya, Japão

Com 200 mil sepulturas, o maior cemitério do Japão fica a 50 km de Osaka. O local é tão sagrado, que se tornou um templo de meditação, abrigando o mausoléu de Kobo Darshi, um dos fundadores da seita budista Shingon. Estátuas budistas e árvores ancestrais completam o visual, além de lápides sobrepostas, de pessoas que não tinham amigos e nem familiares. Triste, né?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

7. San Cataldo Cemetery, Modena

Na Itália, este cemitério é uma obra arquitetônica marcante e bem complexa. Projetado  pelos arquitetos italianos Aldo Rossi e Gianni Braghieri em 1971, tinha como intuito ser uma alternativa aos padrões tradicionais. Abaixo, um exemplo da estrutura modernista e vertical, que tem estruturas vazadas e funciona como ossário.

cemiterio7

Foto via




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!