Viagem

Como Barcelona está devolvendo as ruas aos pedestres

Vivendo em uma época onde os carros lotam todas as ruas e avenidas das cidades, nem sempre é agradável ser um pedestre. Mas em Barcelona, um novo plano de mobilidade urbana pode mudar a maneira como os pedestres se movem pela cidade de uma forma muito positiva.

A ideia central do plano é fazer de Barcelona uma cidade de “superblocos“, o que significa transformar grandes porções da cidade em áreas destinadas aos pedestres, ao mesmo tempo em que restringe o tráfego de carros a menos ruas. Os superblocos combinam vários blocos de cidade em zonas maiores, onde só as pessoas que lá vivem podem dirigir, com um limite de velocidade de 10 quilômetros por hora.

Isso encoraja as pessoas a caminhar e a andar de bicicleta em vez de dirigir, o que não só contribui para espaços mais humanos, como também reduz a poluição urbana, o que tem causado problemas a Barcelona. Segundo Salvador Rueda, supervisor do plano de mobilidade, os superblocos devem reduzir a poluição para um terço dos níveis anteriores de modo que o projeto poderia ter implicações diretas para a vida dos cidadãos de Barcelona.

Para acomodar e incentivar o aumento do ciclismo, a cidade também planeja adicionar cerca de 198 quilômetros de novas ciclovias. Tudo isso funciona para o que a prefeitura de Barcelona chama de “recuperar as ruas para o povo“, um conceito que se mostrou atraente em outras cidades, incluindo Nova York, que viu algumas experiências de abrir as ruas para os pedestres.

Fotos destaque © Biel Morro




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!