Viagem

As vertiginosas e surreais torres de Bolonha

Nos tempos medievais, Bolonha, no norte da Itália, era repleta de torres altíssimas, locais onde famílias ricas da cidade viviam e que foram construídos para demonstrar status, poder e importância. Para se ter uma ideia, estima-se que a cidade chegou a ter aproximadamente 180 torres.

No século 13, muitas delas foram derrubadas, e as que sobreviveram foram transformadas em prisões, lojas e edifícios comerciais. Em 1917, duas das últimas torres presentes na cidade foram demolidas, por conta de um plano de reestruturação da cidade.

Hoje, apenas 20 delas estão por lá, sendo que as mais famosas são conhecidas como Duas Torres, a Asinelli e Garisenda, cuja icônica forma inclinada se tornou um símbolo popular da cidade. Ambas são nomeadas com os nomes das respectivas famílias que moravam lá. A Torre Asinelli é mais alta, com 97 metros, e a Torre Garisenda é menor, com 48 metros, porém tem uma inclinação mais visível.

Durante muito tempo uma passarela ligava as duas torres, mas a mesma foi destruída em 1938, durante um incêndio. Hoje, é possível subir até o topo delas. O esforço é recompensado com uma visão incrível da cidade.

towers-of-bologna-62

towers-of-bologna-96

towers-of-bologna-32

towers-of-bologna-42

towers-of-bologna-82

towers-of-bologna-12

towers-of-bologna-22

towers-of-bologna-52

Imagens © Rob Oo/anthony rue/Michelle Lee/kyle anthony/Melanie/Toni Pecoraro/www.cineca.it




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!