Empreendedorismo

Antes feito do que perfeito – porque você precisa parar de esperar a perfeição para começar a se mexer

Ei, você aí que está esperando dominar o seu assunto pra começar o seu blog.  Você que está lendo trocentos livros para se tornar um expert em alguma coisa e só depois poder cobrar pelo seu trabalho.

Você que está lendo milhares de blogs e sites – como este – sobre nômades digitais, encantado, maravilhado de descobrir que existem pessoas que se libertaram da Matrix AND que estão ganhando dinheiro pra fazerem exatamente aquilo que amam, mas que acha que precisa pesquisar ainda mais alguns blogs e sites pra não cometer nenhum erro (Deus te livre!!!) quando der o seu primeiro passo rumo à liberdade.

Você que procrastina, se recusa a começar qualquer coisa antes de todas as condições perfeitas estarem presentes – incluindo conjunções astrológicas, condições climáticas e seu estado de humor. Você que em entrevistas já respondeu que seu maior defeito é ser “perfeccionista” – é, você mesmo, não adianta se esconder debaixo da mesa que eu sei que você está aí e já pagou esse mico.

Tenho uma notícia pra você – só existe um jeito de se atingir a perfeição: fazendo. Não existe isso de pesquisar, planejar, pesquisar, planejar, pesquisar, planejar e já fazer tudo absolutamente perfeito.

Aliás, já que estamos falando de pesquisar, dá uma olhadinha na primeira página do Google, nos idos de 1998:

Google 

Pois é. Os fundadores do Google não sacavam muito de HTML naquela época, mas isso não os impediu de criar uma das maiores inovações que surgiram nos últimos tempos. Agora imagina se eles estivessem esperando até hoje pra que essa primeira página fosse…perfeita?

Aperfeiçoar significa trazer melhoramento. Aposto que você vai argumentar que pode aperfeiçoar o plano até que ele fique “perfeito”. Claro que pode. Mas no exato instante em que você o colocar em prática, nasce algo novo, diferente do plano, que é a coisa executada. E, com ela, começa um novo processo de aperfeiçoamento. Porque, por mais “perfeito” que seja o plano, novas circunstâncias surgirão quando ele se materializar.

Você que diz por aí que é perfeccionista (dica: há alguns ANOS que isso não cola mais em entrevista de emprego): você precisa refletir, ser honesto consigo mesmo e admitir que, se você realmente quisesse produzir algo perfeito, em vez de procrastinar você estaria fazendo e aperfeiçoando.

Se você não está fazendo e aperfeiçoando, você pode ser inseguro, pode estar com medo de fracassar, pode não estar verdadeiramente a fim de botar o plano em prática, pode ter mil motivos.

Nenhum deles é o perfeccionismo. Te garanto.

Assinatura_PaulaAbreu

Para saber mais, acesse aqui.

Crédito das fotos: Jordan Matter




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!