Empreendedorismo

Algumas verdades que ninguém te conta sobre ser criativo

Trabalhar com a criatividade não é tarefa fácil. Engana-se quem imagina que ela é privilégio e está ali, a sua disposição, a qualquer hora do dia. Ser criativo demanda esforço, trabalho e comprometimento.

De acordo com o artista norte-americano Mario A. Robinson, “este negócio não é para os fracos de coração, você deve estar comprometido… você precisa persegui-la, você tem que ir buscá-la, ela simplesmente não vai vir até você“.

StockSnap_2FS8R15QYN

É preciso trabalhar duro para que a criatividade aconteça. Quem trabalha com isso sabe bem da dureza que é. E o designer britânico Benjamin Evans reuniu algumas verdades essenciais sobre ela, que provavelmente nunca contaram a você, confira algumas abaixo:

Nenhuma ideia é verdadeiramente original

Toda ideia é construída em cima de outra. Portanto, nenhuma ideia é considerada totalmente “original” no mais puro sentido da palavra. No entanto, o designer assegura: “Isso não significa que suas ideias não sejam potencialmente interessantes e até importantes, só não as chame de originais“.

Inspiração é um mito

Você provavelmente já teve um momento de eureka, quando uma ideia brilhante aparece do nada. Enquanto muitos adorariam acreditar que é pura magia, pesquisas mostram que é apenas seu cérebro fazendo conexões subconscientemente. “Uma pesquisadora da Harvard, Shelly H. Carson, chama isso de período de incubação, que ocorre como resultado do pensamento divergente ou de um período em que você está distraído e deixa sua mente pensar em outras coisas“.

Todos são criativos

Todo mundo é criativo em algum nível. “A criatividade é uma qualidade humana que existe em cada um de nós“, diz Evans. “O grau da sua criatividade ou da de qualquer outra pessoa não depende de uma qualidade inata, mas sim de como você trabalha“.

O medo é essencial

Todo mundo sentirá algum tipo de medo ao longo do caminho. É a maneira natural do organismo de protegê-lo de danos – seja ele psicológico ou físico. “Para um criativo, o medo também é uma maneira do seu corpo dizer que você está em algo excelente. Em vez de se afastar do medo, avance em direção a ele, e abrace-o com todas as forças“.

Para ler todos os pontos abordados por Benjamin, é só entrar aqui.

Todas as imagens © StockSnap




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!