Brasileiros Viajantes

9 motivos pelos quais me apaixonei pela vida na Colômbia

Nessa edição do Brasileiros Viajantes, quem dá as dicas é novamente um homem, Murilo Pagani, um brasileiro de 23 anos que não quer parar de andar pelo mundo. Durante uma jornada de quatro meses, ele escolheu a Colômbia para chamar de casa e garante que qualquer pessoa deveria fazer o mesmo um dia. Vem ler.

Ainda estou em território colombiano, mas por pouco tempo. Já são quase quatro meses nesse país tão chévere e que me recebeu muito bem que já até da uma tristeza em ter que deixá-lo. Enfim, se você nunca pensou em conhecer a Colômbia, saiba que ela pode ser uma grata surpresa e você com certeza terá uma experiência fantástica. Caso você não saiba o que pode encontrar por cá, ou se ainda tem dúvidas se deve visitar o país, esse post é pra você.

1. Povo

Os colombianos adoram receber estrangeiros. Por muitos anos poucas pessoas se aventuravam pelo país, o que fez com que eles quase não tivessem contato com pessoas do exterior. Acredito que é por isso que são muito simpáticos e prestativos, fazem de tudo para te passar a impressão de que aqui é um lugar seguro (o que realmente é) e para que você tenha uma ótima estadia. Não estranhe se quando as pessoas notarem que você é estrangeiro te oferecerem ajuda (inclusive te acompanhar a algum lugar) ou até mesmo pedir para tirar uma foto com você.

2. Café

Se você gosta de café, este é o lugar certo. Em qualquer esquina você encontra uma barraquinha vendendo “tinto” (assim é chamado o café puro) de muito boa qualidade. Se você quer mais opções, não deixe de conhecer alguma loja Juan Valdez, umas das marcas mais famosas na Colômbia e no mundo.

3. Comida

Aqui foi o país que passei mais tempo longe do Brasil e que senti menos saudade da nossa comida. Com um tempero marcante e molhos dos mais variados tipos, a comida colombiana é diferente em cada região do país, o que a torna ainda melhor. Há muitos pratos a base de milho, frango e plátano (um tipo de banana). Além disso, é muito comum tomar-se sopa antes do prato principal. Outra curiosidade é que abacate não é considerado fruta, portanto espere encontrá-lo como acompanhamento nos seus pratos principais, saladas ou lanches.

BandejaPaisa

4. Risco

Sim, ele existe, mas não da forma que você está pensando. Há tempos a Colômbia tem a reputação de ser um lugar perigoso. Tráfico de drogas, guerrilhas e sequestros são as primeiras coisas que muitas pessoas lembram quando ouvem alguma coisa sobre a Colômbia. Já faz alguns anos que o cenário está muito diferente do que foi no passado. O governo colombiano criou uma campanha para incentivar o turismo no país. Pode até parecer clichê, mas esse é realmente o único perigo que você corre ao viajar pelo país: “Colombia el riesgo es que te quieras quedar!” (“Na Colômbia, o risco é que você queira ficar!”, em português).

5. Praias

A costa colombiana é um lugar privilegiado. Banhado pelo mar do caribe, possui lugares incríveis e paradisíacos, para isso nem precisamos ir até a famosa ilha de San Andrés. Tendo como base Cartagena ou Santa Marta, é possível conhecer diversas ilhas com aquele mar azul e areia branquinha que fazem o cenário perfeito do paraíso.

PraiaSanJuanDel-Guia

6. Pueblos

Uma praça principal, uma igreja e moradores muito simpáticos. Não importa que você esteja em grandes cidades como Medellín ou Bogotá, a poucas horas de distância você encontrará uma dessas cidadezinhas charmosas e que conservam suas tradições até hoje.

Jardin

7. Dança

Quando falo que sou brasileiro e que não sei sambar a cara de desapontamento é imediata, eles não conseguem entender como isso é possível. As pessoas aqui amam dançar e a maioria dança muito bem por sinal, seja reggaeton, salsa, valllenato, cumbia ou qualquer outro estilo. Não importa se você está em um bar, balada, na praia ou em um parque – se tem música, tem colombiano bailando.

8. As estações do ano

A Colômbia não possui estações definidas, o que não significa que o clima é igual em todo seu território. Há lugares frios como a capital Bogotá, onde as temperaturas são baixas durante todo o ano. Medellín, que possui um clima agradável e por isso é conhecida como cidade da Eterna Primavera e a costa colombiana, com temperaturas em torno dos 32ºC durante todo o ano. Com isso basta escolher o que mais te agrada e aproveitar.

Guatape

9. Os festivais

Os colombianos, assim como nós brasileiros adoram festejar e não precisam de muitos motivos para isso. Entre os mais famosos estão o Carnaval de Barranquilla e a Feira das Flores em Medellín. Porém não se preocupe se não estiver na Colômbia na época desses festivais, pois muitos outros ocorrem em várias cidades.

Feira-das-Flores

SantaMarta

SantaMarta2

Colômbia

ass-murilo1

Você pode acompanhar essa viagem e outras dicas através de Murilo no blog Volto Logo.

faixa-brasileiros-grande

Todas as fotos © Murilo Pagani

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!