Tecnologia

9 aplicativos que todo viajante precisa ter em seu celular

Depois dos smartphones, viajar ficou muito mais fácil. Talvez você nem se lembre mas até muito pouco tempo atrás, era preciso andar pelas cidades com mapas de papel; você tinha que chegar em casa e descarregar as fotos da sua máquina/celular para compartilhá-las com os amigos, e não podia dar uma passadinha no Google para saber quem foi o arquiteto daquela catedral linda com a qual você topou enquanto estava perdido pelas ruas de uma cidade qualquer.

.

Com o advento dos aplicativos, tudo ficou ainda mais fácil. Cada dia surgem novos apps que tem realmente transformado as viagens em experiências bem diferentes. O difícil mesmo é separar o trigo do joio e encontrar, em meio a tantas opções, apps que realmente são práticos e eficientes, e que realmente terão uma utilidade. Por isso, demos uma ajudinha, e hoje trouxemos uma lista com 10 apps para você usar na sua próxima trip. Confira:

.

.

1. Kayak

kayak

Site de reservas onde o usuário pode buscar e reservar voos, hotéis, aluguel de carros e outros serviços, a um preço relativamente baixo. Entre as funções, também é possível elaborar roteiros, checar status de voo e configurar alertas diários e semanais sobre promoções. O app é gratuito e está disponível para iOS, Android, Windows Phone e Kindle.

2.TripIttripitChecar horários de voo, rastrear reservas e outras preocupações em relação ao plano de viagem, pode ser mais fácil com a ajuda desse aplicativo. Ele acessa todas as informações do seu e-mail e em seguida cria um itinerário que inclui informações importantes sobre a viagem do usuário, como número de reservas de hotéis e voos, horários, endereços, etc. O melhor de tudo é que todos esses detalhes, após adicionados, podem ser acessados mesmo offline. O app é gratuito e disponível para iOS, Android e Blackberry.

3. Trip Advisor

tripadvisor

Uma das maiores ferramentas da rede, o aplicativo reúne dicas, roteiros, hotéis, restaurantes e passeios, além de avaliações de pessoas que já estiveram no local, podendo ser em qualquer lugar do mundo. O usuário tem a possibilidade de classificar as informações e também dar sua opinião em cada página escolhida por ele. O app também auxilia na hora de elaborar uma lista de férias e destinos, e indica atividades para se fazer por lá. Gratuito e disponível para iOS e Android.

4. Suitcases

suitcases

Fácil de usar, é o app ideal para os viajantes que exploram a natureza e não podem esquecer de levar alguns itens essenciais na mala. É possível reunir em uma lista tudo o que é necessário na mala, de acordo com viagens para acampamentos, negócios ou praia. Os itens são muitos, para que o usuário não se esqueça de nada. Disponível apenas para iOS e atualmente custa US$ 0,99.

5. Airbnb

airbnb

Este é um dos serviços mais famosos e em expansão. Através do Airbnb é possível buscar, salvar e compartilhar o lugar perfeito para a estada de férias, podendo ser desde casas e flats completos ou até um pequeno quartinho em um canto descolado da cidade, a serem pagos por um preço normalmente abaixo da média de hotéis. Ou seja, o objetivo é fazer com que as Guest Houses se destaquem através de uma plataforma segura e fácil de usar. Checar um itinerário, horário de voo e se comunicar com seu host antes mesmo de chegar ao destino estão entre os destaques desse aplicativo. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

6. MetrO

metroapp

Um bom aplicativo para aqueles que amam explorar as cidades a pé, de uma maneira rápida e de baixo custo. Pelo MetrO é possível encontrar o mais barato e eficiente caminho a ser feito com transporte público, incluindo metrôs, trens e ônibus, em mais de 400 cidades ao redor do mundo. O app permite que o usuário faça download e salve os mapas da cidade no celular, para então facilitar a escolha de rotas quando não há sinal de internet. Compatível com Blackberry e iPhone, possui um ótimo ranking na Apple Store e é gratuito.

7.FieldtripfieldtripCom o intuito de ser um verdadeiro guia turístico, o aplicativo oferece, através de sistema de localização do Google, os locais e eventos notáveis mais próximos do usuário, seja ele interessado em pontos históricos, bares, bons restaurantes ou aquela balada amiga. Os pontos menos notáveis da cidade também não escapam do radar deste app, que pode levar o viajante a lugares dos mais inusitados. Disponível e gratuito para iOS e Android.

8. Jetpac City Guide

jetpac-city-guides

Se o Instagram já serve para mostrar alguns points de todos os lugares do mundo, o Jetpac City Guide teve uma sacada melhor ainda. O app faz uso do Insta para apurar e determinar as categorias de suas fotos, analisando se as pessoas estão se divertindo, se são jovens, o que estão fazendo, onde estão, entre outros. Feita a curadoria em cada uma das 5 mil cidades disponíveis, criam-se então algumas categorias, divididas em listas, como “The Best View Spots” e “Hipster hangouts”, que auxiliam o usuário na hora de escolher um lugar pra ir. Totalmente indicado para quem quer se livrar do tédio ou até mesmo encontrar um lugar tranquilo.

Disponível gratuitamente para iOS.

9. Flashlight

flash

Pode parecer não muito útil, até o dia em que você vai para algum lugar sem energia elétrica, ou quando a luz apaga e você está sozinho, sem ideia de onde conseguir uma vela ou algo do tipo. Esse é um daqueles apps que sua mãe recomendaria que você tivesse no seu celular, afinal, vai que… O app intensifica a luz da tela e funciona realmente como uma lanterna, podendo te ajudar nas mais diversas situações.

Disponível gratuitamente para iOS.

E você, conhece algum outro app de viagem bacana que não entrou na lista? Deixe nos comentários!

Fotos: iTunes, Jetpac City Guide, Airbnb, Suitcases, Wired, Hotapps.




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!