Brasileiros Viajantes

7 mitos sobre os portugueses que desvendei vivendo em Lisboa

Mais uma quinta-feira e mais uma edição do quadro Brasileiros Viajantes, desta vez com uma particularidade – não pedimos a um brasileiro que nos desse motivos para visitar o país onde vive, porque hoje o dia é de Portugal (e já demos 10 motivos fora das rotas turísticas aqui). Pedimos antes que Debora Midori, uma brasileira a viver em Portugal desde 2009, nos contasse se os mitos que sempre ouvimos associados à portugueses fazem sentido ou não. Leia o que ela tem a dizer e descubra a verdade!

Desde que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, não existe brasileiro que não possua sangue português nas veias ou, ao menos, influência direta de Portugal em sua vida. Todo mundo conhece um pouco da cultura desse povo outrora desbravador.

Entretanto, muito do que se conhece pode ou não corresponder à realidade do tempo presente e por isso apresentamos algumas verdades, ou talvez mentiras, que permeiam a imagem de Portugal e do seu povo entre os brasileiros.

1. Todo mundo come bacalhau todo dia

Verdade. Dizem que existem 365 receitas de como preparar o bacalhau, uma para cada dia do ano. Não se sabe se toda essa variedade realmente existe, mas é bem verdade que todo dia tem bacalhau nos restaurantes portugueses e se alguém desejar fazer uma dieta de bacalhau 7 dias por semana, Portugal é o lugar. Também faz parte do dia-a-dia do português comer bacalhau em casa, em família, em dias normais ou em ocasiões especiais. O bacalhau é mesmo o rei da mesa portuguesa.

Portugal1

2. Os portugueses adoram contar piadas de brasileiros

Mentira. Brasileiro adora fazer piada de tudo e de todos, faz parte da irreverência e do humor presente no país do samba e do carnaval. Entretanto, em Portugal não é tão comum ouvir anedotas que envolvam outras nacionalidades, as piadas são mais “internas”. Brincam com as sutilezas das diferenças entre os próprios portugueses de várias regiões do país, como as piadas que fazem sobre o povo alentejano (região central de Portugal).

Portugal2

3. A expressão mais usada é “Ora pois”

Mentira. Não é comum ouvir um português dizer “óra poix!”, nem no dia-a-dia, nem em filmes ou na televisão. Costuma-se dizer muito a interjeição “pois” para concordar com algo ou para demonstrar que se está acompanhando a conversa, o raciocínio do interlocutor. No Brasil costuma-se dizer “pois é”.

4. Toda mulher portuguesa tem bigode

Verdade e mentira. Grande parte das mulheres portuguesas tem uma grande quantidade de pêlos, assim como os homens portugueses. Mas assim como no Brasil, há centros estéticos de depilação em todo lugar, e não é mais comum ver portuguesas “ao natural” com o buço em evidência.

Portugal3

5. Os homens usam camisola e as mulheres usam cuecas

Verdade. Em Portugal camisola é o mesmo que a nossa camiseta, manga curta ou manga comprida; geralmente o termo é mais utilizado para camiseta manga longa porque as camisetas manga curta são mais conhecidas por t-shirt. E as mulheres usam cuecas pois o termo calcinha não é utilizado no país, então ao entrar numa loja de roupa íntima (lingerie) peça por uma cuequinha feminina, que saberão o que você procura.

6. Todo mundo adora dançar o Vira e o Bate o Pé

Sabe aquela música que o Roberto Leal tanto cantou nos programas do Chacrinha e que os Mamonas Assassinas eternizaram através de uma paródia, com aquelas dedinhos no ar e as perninhas para um lado e para o outro, que supostamente os portugueses adoram dançar?

Mentira. O Vira é uma dança típica de algumas regiões do país, mas não é o tipo de música e dança de eleição dos portugueses de hoje em dia. Essa dança atualmente se transformou em algo folclórico, que mostra a tradição de um povo e sua história, muito apresentado em restaurantes com shows de danças típicas portuguesas. Se quiser assistir a uma bonita apresentação de danças típicas tradicionais, procure em Lisboa pelo restaurante Café Luso, no Bairro Alto, onde é possível assistir, para além do Vira, excelentes cantores de Fado.

Portugal4

7. Toda mulher chama Maria e todo homem chama Manuel

Verdade. Por muito tempo evitou-se estrangeirismos no batismo das crianças e até hoje é difícil encontrar crianças com nomes, digamos assim, mais criativos. Na verdade, nua e crua, nem todos os homens chamam-se Manuel, Joaquim ou João; mas é incrível como praticamente todas as mulheres nascidas em Portugal carregam o nome Maria em sua certidão de nascimento. E não tenha dúvidas, se a pessoa não se chamar Maria ou Manuel, tenha a certeza que o pai, a mãe, o tio, o avô ou outro parente possuem esses nomes tão tradicionais.

Portugal5

Portugal6

Portugal7

ass-debora

Você pode acompanhar as aventuras de Debora em terras lusitanas através do Na Terra dos Bules que Babam.

Todas as fotos © Debora Midori

faixa-brasileiros-grande




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!