Brasileiros Viajantes

6 motivos pelos quais vale muito a pena conhecer a Turquia

Depois do Camboja, voltamos à Europa na edição da semana do Brasileiros Viajantes. Ou será que ficamos na Ásia? O país da vez é a Turquia, que tem partes de seu território nos dois continentes e que, também por isso, tem uma variedade cultural incrível para oferecer aos seus visitantes. Bruno Saraiva, nosso convidado de hoje e autor do blog Mãe, tô Bem, resume tudo em 6 motivos imperdíveis. 

1. Culinária de primeira

Pode vir de mente (e boca) aberta pra Turquia, que você não vai se arrepender! Pra quem gosta de carne, os mais variados pratos de carneiro. Pra quem prefere frutos do mar, peixe e ostras frescas preparados das mais variadas formas. E até para os vegetarianos há uma variedade enorme de pratos. Experimente o chá turco, que você encontra em TODOS os lugares que for passar. Encare o café turco, super forte e bem saboroso. Dê uma chance ao ayran, uma bebida de iogurte com sal que é perfeito pra acompanhar pratos mais apimentados. Reserve uma noite para o Raki, uma bebida destilada transparente bem forte, mas quando misturada com água fica branca e com um suave sabor adocicado. Ah, e se acabe numa loja de doces turcos: eles são especialistas!

E aí? está disposto a REALMENTE descobrir novos sabores?

Turquia2_0

Turquia2_01

2. Paisagens impressionantes

Quando eu falo impressionante, é impressionante mesmo! Seja nas bela costa do mediterrâneo, num passeio de barco entre a Turquia e as ilhas gregas, seja num passeio de balão nas incríveis formações rochosas da região da Capadócia, ou num banho nas águas termais das piscinas naturais de Pamukkale, onde você chega a duvidar que aquela paisagem seja desse planeta, a Turquia é cheia de surpresas de fazer cair o queixo: parques naturais, cavernas, cidades subterrâneas, desertos, montanhas, lagos…

Garanto que você vai encher os olhos e tirar fotos únicas, bem diferentes daquelas fotos de sempre de quem volta da Europa!

DCIM100GOPROG0131688.

3. História riquíssima

A Turquia fica numa região que sempre foi cobiçada através dos tempos, por ser a passagem mais fácil entre Europa e Ásia. Por esse motivo, este território já esteve sob domínio grego, romano e bizantino. É inacreditável a quantidade de cidades antigas que você pode conhecer, cada uma guardando um pouco da história e da cultura desses povos.

Vá pra Derinkuyu e descubra uma cidade inteira subterrânea, usada para proteção contra os ataques das antigas tribos do oriente. Visite Goreme e veja vilas, igrejas e salões construídos em cavernas, inclusive a igreja de São Jorge, tão famoso no Brasil. Conheça Éfeso, que já foi a segunda cidade mais importante do império romano e saiba onde maria foi morar depois do calvário. Passeie pelas ruínas de Tróia e tente descobrir se a estória do cavalo dado pelos gregos é mito ou verdade. Se perca em Istambul e entenda a grandiosidade do império otomano com as enormes mesquistas, cisternas e aquedutos.

É uma ótima maneira de começar a conhecer um pouco da história do oriente, uma vez que nas escolas só aprendemos sobre o ocidente, que tal?

DCIM100GOPROGOPR1440.

4. Povo gente boa

Pode se sentir em casa, pois o povo turco é bem parecido com o brasileiro. Gente super simpática e sempre disposta a ajudar ou oferecer algo só por que você é estrangeiro e eles querem que você se sinta bem! Perdi a conta de quantas cortesias ganhei desde chás, cafés e doces até estadias grátis em hostels! Vale realmente a pena beber, comer, conversar e fazer amizade com eles

Pareceu mais convidativo do que a famosa arrogância de que ouvimos falar de outros países por aí?

5. Câmbio atraente

Além da Lira Turca ser ligeiramente menos valorizada que o Real, na média, as atrações turísticas, hostels e alimentação são mais baratas que no Brasil. Sabe aquela máxima “quem converte não se diverte”? Aqui é o contrário: se já está bom, quando você converte fica melhor ainda! Deu pra perder o medo de viajar durante a crise?

DCIM100GOPROGOPR1896.

6. Facilidade de locomoção

Dá pra conhecer o país inteiro de avião ou ônibus gastando muito pouco! Mesmo sem saber uma só palavra em turco, qualquer brasileiro com inglês básico vai poder viajar pra onde quiser em ônibus super modernos e confortáveis e toda passagem que você compra já tem incluso uma van que te leva da rodoviária até o lugar onde você vai se hospedar. Isso facilita demais!

Pense bem: precisa mesmo fazer férias-relâmpago passando dois ou três dias por país?

DCIM100GOPROGOPR1992.

Todas as fotos © Bruno Saraiva

ass_brunosaraiva

Acompanhe as aventuras do Bruno pelo site ou pelo Facebook.

faixa-brasileiros-grande

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!