Empreendedorismo

6 dicas para ser mais produtivo na estrada

Uma das maiores dificuldades de nômades digitais de primeira viagem é como se manter produtivo quando há tantas opções lá fora esperando por você. Afinal, você está em uma cidade nova, conhecendo gente nova e com milhões de coisas divertidas para fazer, mas o trabalho está à sua espera no computador – e você vai ter que encará-lo uma hora ou outra.

Por sorte, com o tempo a adaptação a esse estilo de vida ensina alguns truques e você vai aprender a se manter produtivo enquanto viaja e sem precisar sacrificar o melhor de cada destino. O autor Joseph Grenny compartilha algumas de suas dicas para manter a produtividade independente do local em que você estiver. Confere só:

1. Marque uma hora consigo mesmo

Essa é uma daquelas coisas que parece bem mais estranha do que na verdade é. Alguns estudos realizados por economistas comportamentais mostram que é fácil fazer boas escolhas se você não tiver que cumpri-las agora. A tendência de supervalorizar recompensas agora em comparação com as que virão depois é conhecida como desconto hiperbólico. Use isso ao seu favor ao se comprometer com algum compromisso que você terá que realizar futuramente. Basta agendar um horário na sua agenda e tudo fica mais simples.

2. Pare antes de terminar

Quando você tem uma tarefa que demanda vários dias para ser finalizada, a dica é parar antes de estar esgotado. O truque nesse caso é escolher o momento certo, deixando a tarefa em um ponto em que seja divertido quando você voltar a se focar nisso. Assim, você estará mais motivado quando precisar trabalhar novamente.

naestrada1

Foto via

3. Conclua uma tarefa

É tão simples quanto parece. Sempre que terminar alguma tarefa, aproveite o momento para saborear a felicidade de ter terminado aquilo. Essa satisfação fará com que você crie novas conexões neurais capazes de associar a produtividade ao prazer.

4. Pense em você na terceira pessoa

A nossa tendência é de sempre pensar que as coisas não estão funcionando por alguma razão externa a nós mesmos. Mas, quando pensamos em nós na terceira pessoa, as coisas mudam de figura. Ao invés de pensar em como fazer o trabalho, você pode se focar em como “aquela pessoa poderia ser mais produtiva” – e aplicar isso ao seu próprio trabalho. Joseph exemplifica as coisas assim: “Embarcando em um voo para Indiana, pensei: ‘se eu puder personalizar a minha apresentação para amanhã e esvaziar minha caixa de entrada, eu me sentirei liberado’. Então foi o que eu fiz“. Simples assim.

5. Liste suas prioridades

A sensação de riscar uma tarefa pronta da sua lista é algo incrível e bastante motivador. Por isso, sempre que chegar a uma nova localidade, a dica é listar tudo que precisa ser feito ainda naquele dia. As tarefas podem ser simples, mas devem ser coisas que farão você sentir que parte do trabalho já está pronto. Assim, à medida que for riscando os itens você verá a sua produtividade na prática. Utilize um bloco de papel e uma caneta e sinta-se mais produtivo do que nunca.

6. Recompense-se

Mais do que simplesmente produzir como se não houvesse amanhã, é importante saber cuidar de si mesmo. Pense em como você trataria o melhor funcionário de sua empresa e se dê os luxos que essa pessoa merece. Pode ser um dia livre, um momento de relaxamento ou alguma coisa que lhe dê prazer. O importante é que você deve sempre se sentir recompensado após o trabalho duro.

airport2

Foto: Reprodução Amor Sem Escalas via.

[via HBR]




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!