Brasileiros Viajantes

5 razões pelas quais um casal brasileiro se apaixonou pela Turquia

O ano mudou, mas algumas tradições se mantêm: uma delas é as quintas-feiras de Brasileiros Viajantes aqui no Nômades Digitais (se ainda não sabe o que é, descubra aqui e entenda como pode participar). Esta semana, o convidado não é um brasileiro, mas sim dois – um casal que se encantou pela Turquia e que decidiu contar para gente os motivos que levaram à paixão. Natalie e Robson são seus nomes. Quem escreve é ela, mas os dois já deixaram uma parte do coração em solo turco.

Minha história com a Turquia começou em 2009, muito antes das aventuras da Morena (personagem da novela de Salve Jorge, da Globo) e da notícia da queda de um balão cheio de brasileiros nas montanhas da Capadócia. Ficção e azar à parte, o país sempre esteve nos meus sonhos de viagem. E demorou um tempo para entender porque amamos a Turquia.

Essa é a terceira vez que piso em solo turco. A primeira foi em 2009, por apenas 4 dias, a segunda foi no ano passado, quando eu e meu marido ficamos 10 dias (passamos nossa lua de mel aqui), e dessa vez eu e ele estamos morando em Istambul há dois meses. Tempo o suficiente para explorar os mistérios, entender a cultura, e finalmente descobrir porque tanto amamos a Turquia.

Com uma história secular, arquitetura impressionante e comida de dar água na boca, a Turquia é destino certo para quem gosta de mar, montanhas e agitação. Tudo junto e misturado em um país que é historicamente conhecido por grandes impérios e por conectar a Europa e a Ásia.

Se eu ainda não convenci você, aqui vai a lista das 5 razões porque amamos a Turquia:

1. Dois mundos em um único lugar

A Turquia está na divisão entre a Europa e a Ásia. O canal do Bósforo divide continentes, conecta mares e é responsável pelo comércio, pelo transporte e pelo turismo que movimenta o país. Atravessar o canal é sempre uma experiência fantástica.

Aqui todos os dias o sol dá show na hora de se despedir.

Turquia1

A união entre o Oriente Médio e o Ocidente fazem da cultura, da culinária e do jeito de viver na Turquia uma experiência única.

2. Respeito entre as diferenças

Oficialmente muçulmana, a população da Turquia é um belo exemplo de pluralidade de religião, costumes, aparência e comportamento. De todos os países islâmicos por onde já viajei, aqui é o lugar onde as diferenças são mais contrastantes, mas todos vivem e convivem em harmonia.

Turquia2

Mulheres vestidas de burca dividem espaço com garotas de mini-saia e casais gay dentro de uma mesma loja de lingerie. O respeito ao diferente é um exercício cotidiano, porque no final das contas somos todos iguais, com medos e em busca da felicidade. A palavra, o respeito e ser correto com o próximo são valores muito fortes por aqui.

Turquia3

3. Comida de rua, chás e doces de dar água na boca

Manter a dieta aqui na Turquia é quase impossível. Em cidades como Istambul, em cada esquina você encontra um kebab diferente, uma sopa de lentilha quentinha ou uma kofte acabando de assar. Os cheiros, os temperos, tudo é deliciosamente bem preparado e fresco.

Turquia4

No interior do país a comida parece de vó. A mesa é farta, as receitas são caprichadas e no café da manhã ovos, queijos, tomate, geléias e pão fresquinho. Ah, e os chás!! De maçã, o preto tradicional ou os aromáticos, todos deliciosos. Um passeio pelo bazar de especiarias de Istambul é um verdadeira aula de ervas e temperos.

Turquia5

Isso porque eu ainda não falei dos doces! Com pistachio, romã, castanhas e muito açúcar. Os doces turcos fazem par perfeito com o café tradicional daqui, onde água e pó são fervidos juntos e o resultado é um bebida forte para paladar apurado.

Turquia6

4. Viva a Natureza

Assim como o Brasil, a Turquia é um país enorme. A diversidade geográfica e natural surpreende e encanta. Você já ouviu falar de Pamukkale? As piscinas de água calcária e a montanha branca azulada parecem cenário de outro mundo.

Turquia7

Os vales rochosos da Capadócia também são de encher os olhos de quem caminha ou voa de balão.

Turquia8

Seja a água azul do Mar de Marmara, ou as ondas cristalinas do Mediterrâneo, na Turquia também tem praias e ilhas para todos os gostos e estações do ano.

5. História da Humanidade

Para nós que vivemos num país em que a história nacional começou a ser contada há 500 anos atrás, caminhar pelas ruas em que a Cleópatra passou e São João pregou o evangelho parece coisa impossível.

Turquia9

Várias das cidades, templos e construções que datam da época Greco-Romana, Império Bizantino e Otomano, um monte de coisas que estudamos na escola podem ser visitadas aqui na Turquia. Os sítios arqueológicos estão muito bem preservados, e são praticamente uma aula de história a céu aberto.

Dá para conhecer Tróia, Ephesus, a casa onde a Virgem Maria faleceu, piscinas romanas, mesquitas incríveis e muito, muito mais.

Turquia10

Acho que consegui explicar porque eu, meu marido e tantos outros viajantes amamos a Turquia. Se apaixonou também? Não pense duas vezes em mergulhar nesse mundo de cultura tão diferente e tão fascinante.

Ainda nem o pé está fora da Turquia e meu coração já está apertado de deixar Istambul e esse lindo país.

ass-robsonatalie

Você pode acompanhar o casal através do projeto Love and Road, no site, Facebook ou Instagram.

Todas as fotos © Love and Road

faixa-brasileiros-grande

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!