Brasileiros Viajantes

5 motivos para visitar a região do Cáucaso pelo menos uma vez na vida

Brasileiros Viajantes de hoje vai até um destino bem desconhecido entre a maioria dos brasileiros e que aparece pela primeira vez aqui no Nômades Digitais. Não é um país, não é um continente, é uma mistura de vários países, entre dois continentes. Confuso? Vem ler o testemunho de Nathalia e Mateus, o casal responsável pelo projeto “Mala ou Mochila?“:

Cáucaso é uma região pouco explorada pelos pessoas aqui da América do Sul. Isso porque podemos dizer que a região, que é composta pela Geórgia, Armênia, Azerbaijão, partes da Rússia, Turquia e Irã, está bem escondida entre as montanhas. Alguns chamam o local também de Euroásia, por sua localização geográfica entre o Oriente e o Ocidente.

Há quem conheça a região pelos conflitos políticos. Mas isso não chega a atrapalhar uma visita. Essa confusão toda de localização só deixa o destino mais misterioso e charmoso.

1. Vários países em uma viagem só

Tirando a Rússia e a Turquia, os países que compõe o Cáucaso são pequenos e podem ser visitados em uma mesma viagem. É possível cruzar as fronteiras por carro, e reservar uma semana para cada país. Se atente apenas para não visitar a região da Armênia que está em conflito com o Azerbaijão. Neste caso, você estaria impossibilitado de entrar neste último país.

Há cerca de 100 etnias com seus próprios costumes e línguas no Cáucaso, que resulta na maior diversidade linguística no mundo!

monte-ararat-khor-virap
Monte Ararat divide a Armênia da Turquia

museu-arte-moderna-yerevan1
Museu de Arte Moderna de Yerevan, capital da Armênia. Uma cidade cultural!

2. Culinária

Se há 100 etnias diferentes, imaginem só quantos pratos você não pode experimentar? Você gosta de comida árabe? Armênia é o lugar. Lá você encontra os melhores charutos de todo Oriente. Gosta de comida russa tipo strogonoff? O melhor,acredite, está na Armênia. Carne de porco, no estilo comida do leste europeu? O Cáucaso te proporciona! É a região mais deliciosa do mundo!

Caucaso1

Caucaso2

3. Rota militar georgiana

Alugue um carro e faça o trajeto Tibilisi (Geórgia)- Kazbegi (Geórgia). A estrada é famosa desde 1800 e te levará a um vilarejo que faz divisa com a Rússia. Aproveite para se hospedar no Rooms Hotel em Kazbegi e visite a Holy Trinity Church, uma igreja a 2.200 metros de altura. Prepare-se para se sentir parte de todas essas montanhas.

rodovia-militar-georgia

estrada-militar-georgia
Rota Militar liga Geórgia à Rússia

4. Mestia

Mais incrível que o caminho para Kazbegi é a estrada para Mestia. Prepare-se para demorar cerca de 8 horas da capital para este pequeno vilarejo. A tentação de parar a cada 5 minutos para tirar uma foto é imensa. Ao chegar em Mestia esqueça a máquina fotográfica. Ali o tempo parou e o melhor mesmo é curtir as hospedagens de pedra e se sentir em outro século.

lago-mestia-825x330
No caminho para Mestia

5. Montanhas

A cordilheira é a estrela principal da região. As montanhas são tão lindas cobertas de neve e tão imensas que você se sente engolido por elas. Por onde quer que olhe lá estão, imponentes. Por isso vale fazer a viagem de carro, para que possa explorar várias montanhas e estradas diferentes. Há também uma estação de esqui em Mestia (Geórgia) para aqueles que querem ter mais contato com as montanhas.

Caucaso3

ass_nathmat

Todas as fotos © Mala ou Mochila

faixa-brasileiros-pequeno

 




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!