Viagem

5 mitos sobre maconha na Holanda

Não, a Holanda não legalizou a maconha, e nem é o país mais permissivo da Europa quando o assunto é cannabis, ao contrário do que muitos pensam! Conheça aqui 5 mitos que muitos contam e não passam de história para boi dormir, quando o assunto é esse.

O governo vai acabar com os coffee shops

Muitos deles foram fechados no ano 2000 (18%), por conta de uma fiscalização acirrada que visava manter o cumprimento de 5 regras de funcionamento. Entretanto somente um coffee shop foi banido nos últimos 5 anos, em um dos 106 municípios do país onde eles estão presentes.

coffee-951946_1280

A maconha é legalizada na Holanda

Longe disso! Portar 30 gramas da substância é legal desde 1976, o que causou a sua descriminalização. O país tem uma política de tolerância em relação a cannabis, o que garante o funcionamento dos coffee shops, desde que sigam cinco regras básicas. Isso não quer dizer você possa dirigir sobre o efeito desta ou ter inúmeros pés da planta no seu quintal sem que nada aconteça (apenas 5 por pessoa são tolerados).

A Holanda é o maior consumidor da erva na Europa

Mentira! Apenas 4,2% da população entre 15 e 64 anos no país fuma um, ao menos uma vez no ano. Jovens de 15 a 24 anos, por sua vez, ocupam o 14º lugar num ranking do qual fazem parte 31 países.

A Holanda é o país mais permissivo da Europa quando o assunto é maconha

Ao contrário do que muitos pensam, a Holanda não ocupa esse posto, já que distingue drogas leves e pesadas, o que não ocorre na República Checa ou em Portugal, por exemplo, onde é possível possuir e usufruir de qualquer droga, se não houverem fins comerciais.

O país proibiu a venda para os turistas

Essa lei entraria em vigor em 2013, mas as cidades poderiam escolher entre segui-la ou não. E escolheram o não, já que um terço dos turistas que visitam a Holanda fazem questão de adentrar em seus coffee shops.

 Fotos: Pixabay e Wiki Commons




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!