Empreendedorismo

5 dicas preciosas para quem quer começar uma carreira como freelancer

Os freelancers representam atualmente 35% dos trabalhadores norte-americanos. Cada vez mais e mais pessoas estão trocando a carteira assinada e o cartão ponto por um pouco mais de liberdade e mobilidade da rotina.

A ideia de poder fazer seu próprios horário, além de poder ter mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, vem atraindo cada vez mais trabalhadores, das mais diversas áreas.

OR7D4PANCK

Mas você já se perguntou sobre o que é preciso para ser um freelancer? E por quê é importante estar preparado? Por mais atraente que seja, vale a pena considerar todos os aspectos antes de fazer uma mudança profissional como esta.

Para te ajudar a tomar esta decisão, fizemos uma lista com alguns fatos importantes para você levar em consideração antes de virar um freelancer. Confira:

Prepare-se financeiramente para o início

No começo, até você pegar a dinâmica tanto do fluxo de trabalho quanto da sua nova remuneração, pode ser que a grana aperte um pouco. Para isso, procure se organizar alguns meses antes da mudança de vida, fazendo com que exista uma reserva, caso o dinheiro demore a entrar.

Tenha um espaço adequado para o trabalho

Freelancer não é sinônimo de trabalhar no sofá. Isso não é produtivo, e pode lhe render sérios problemas de coluna a longo prazo. Prepare um escritório, mesmo que pequeno ou improvisado. O que importa é você ter um local onde o foco é o seu trabalho.

Tenha um salário

O freelancer passa a ter gastos que um empregado não costuma ter, como com telefone e internet. Por conta disso, é importante que você some todas as despesas e desconte do seu faturamento. O que sobrar deste valor acaba sendo o seu salário.

Crie uma rotina produtiva

Muitos freelancer novatos acabam desistindo dessa vida por não saberem lidar com a liberdade que esse trabalho dá. Por isso, é importante estabelecer uma rotina de horários. Disciplina é essencial para o freelancer.

Não esqueça da importância do networking

Ao trabalhar em casa, passamos a nos encontrar menos com outros profissionais. Mas nem por isso você deve se deixar esquecer. Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Então, seja ativo em eventos que interessem a sua carreira, por exemplo, e não perca o contato com colegas que amanhã podem abrir uma porta para você.

Todas as imagens © StockSnap




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!