Viagem

5 destinos desconhecidos mas imperdíveis em Minas Gerais

Do alto dos seus 853 munícipios, Minas Gerais esconde ainda verdadeiros paraísos que fogem da agitação e caos urbano das grandes metrópoles. Durante nove dias de viagem, visitei aproximadamente 11 cidades mineiras e 5 delas me chamaram atenção por diferentes razões, seja pela suas belezas naturais, um estilo de vida pacato ou mesmo por serem destinos desconhecidos e não menos interessantes por causa disso, pelo contrário.

Enquanto cidades como Ouro Preto, Mariana e Tiradentes recebem turistas de todas as partes do Brasil e do mundo, alguns lugarejos de Minas permanecem ainda preservados, o que acaba tornando esses lugares ainda mais belos e únicos. Vem ler:

1. Brumal

Um simpático lugarejo (distrito de Santa Barbara) onde a paz e a tranquilidade imperam. No centro sem praça e sem coreto, a igreja de Santo Amaro edificada no século XVIII chama atenção de quem chega. Possui arquitetura barroca e foi construída sobre um cemitério, fato relatado por um morador da região. Ao lado da igreja, um gramado amplo com uma fonte de água potável e casinhas antigas ao redor tornam esse distrito de mais de 300 anos ainda mais interessante.

Brumal1

2. Parque Natural do Santuário do Caraça

Para os amantes de ecoturismo, esse lugar é especial, com inúmeros atrativos naturais. Ideal para caminhadas/trilhas ecológicas, trekking, além disso o parque possui várias cachoeiras com suas águas avermelhadas devido ao minerais da região. É possível também avistar animais de diferentes espécies desde cachorro do mato, anta, lobo guará, macaco sauá, jacu etc. Há um belíssimo casarão dentro do parque que desde 1968 funciona como hotel.

SantuarioCaraca1

SantuarioCaraca2

3. Catas Altas

Pequena e bonitinha, com pouco mais de 5 mil habitantes e cercada pela serra do Caraça. Catas Altas tem a religião católica como parte da cultura local, destacam-se a paróquia de Nsa. da Conceição localizada no centro da cidade. Há diversas cachoeiras nos arredores que podem ser visitadas com o auxílio de um guia local da região, além disso Catas Altas é conhecida pela produção do vinho de Jabuticaba.

CatasAltas1

4. Morro Vermelho

Um vilarejo no distrito de Caeté chama atenção por ter uma belíssima e popular cachoeira (Santo Antônio). No meio de um paredão de pedras, brota uma queda d’água esverdeada de aproximadamente 50 metros formando um amplo lago. Tenha um bom preparo físico porque a caminhada até a cachoeira é longa e mesmo se o carro for 4×4, como era o caso do meu, terá que abandoná-lo em um trecho e seguir a pé. Mas compensa!

MorroVermelho1

5. Lavras Novas

Localizada a 19km de Ouro Preto, este simpático vilarejo mais parece aqueles lugares que pararam no tempo. Ruas calmas, casinhas antigas, olhares curiosos dos moradores. A igreja faz sempre parte das paisagens mineiras mostrando a religiosidade das pessoas. Mas além das ruas charmosas, a cidade possui aproximadamente sete cachoeiras mas a mais conhecida é a do “Castelinho”.

LavrasNovas1

Todas as fotos © André Carioca

ass_andrearaujo




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!