Empreendedorismo

5 coisas que as pessoas bem-sucedidas fazem diferente

Algumas vezes nos pegamos pensando em qual o segredo do sucesso, como se existisse uma chave mágica que abrisse todas as portas e mudasse a nossa vida para sempre. O problema é que essa chave nunca existe – e ninguém está pensando em inventar uma tão cedo.

Mas, quando focamos bem no que faz com que algumas pessoas sejam bem-sucedidas e outras nem tanto, fica mais fácil entender que o sucesso parte de cada um. Muitas vezes, o que dá certo para uma pessoa não irá funcionar para outra e até mesmo o nosso conceito de sucesso pode acabar caindo por água abaixo quando nos confrontamos com pessoas com valores bem diferentes dos nossos.

Mesmo assim, resolvemos separar alguns segredinhos que grande parte das pessoas bem-sucedidas compartilham. Afinal, o que elas fazem de diferente?

1. Senso de oportunidade

Sabe aquela oportunidade que você deixou passar simplesmente porque ainda não era a hora certa? Ou aquela vaga de trabalho que você recusou só porque ia ser muito cansativo? Esquece: quando se quer uma coisa, é importante saber aproveitar todas as oportunidades, mesmo que elas apareçam na hora errada.

Aproveitar as oportunidades pode significar mudar de país, aprender coisas novas ou mesmo encarar um desafio que parece deslocado do seu caminho. E a maioria esmagadora de pessoas bem-sucedidas já aprendeu a parar de inventar desculpas e simplesmente dizer que sim. Se as coisas derem errado, elas ao menos terão a tranquilidade de haver tentado.

diferente1

Foto © Fabricio Venâncio

2. O trabalho pesado primeiro

Sabe aquela tarefa que você passa o dia inteiro adiando? Ela está ali na sua agenda, mas você espera até o último momento para começar. A maioria das pessoas bem-sucedidas prefere inverter essa regra: ao invés de passar o dia pensando no que não querem fazer, eles fazem logo pela manhã e passam a ter mais tempo para se focar em questões mais interessantes de seu trabalho.

A manhã costuma ser o melhor momento para fazer esse tipo de tarefa, que pode ser negociar um novo prazo com o chefe ou ligar para um cliente para fechar aquele novo negócio. Nesta parte do dia você está mais descansado e geralmente melhor preparado para lidar com tarefas difíceis.

diferente2

Foto via

3. Trabalhar menos, mas melhor

Pode parecer paradoxal: a vida inteira nos disseram que, para ser bem-sucedidos, nós precisamos trabalhar duro, mesmo que isso muitas vezes signifique deixar nossa vida pessoal um pouco de lado.

E, sinceramente, esse é o pior conselho que alguém poderia oferecer. As pessoas de maior sucesso sabem o quanto é importante reservar algum tempo para atividades prazerosas: pode ser um passeio em família, a leitura de um bom livro ou um momento para praticar atividades físicas – o importante é saber que sua vida não pode se resumir ao trabalho.

diferente3

Foto via

4. Meditação

Grandes responsabilidades envolvem também grandes riscos. E grandes riscos costumam resultar em muita dor de cabeça. Mas, enquanto a maioria de nós engole o sapo e passa horas estressada tentando resolver os problemas, algumas das pessoas de maior sucesso sabem que o mais importante pode ser não pensar em nada, pelo menos por algum tempo.

A meditação foi a arma utilizada por Steve Jobs, cofundador da Apple, e por Ray Dalo, fundador da empresa de investimentos Bridgewater Associates. Além de todos os benefícios da prática, um estudo publicado pela escola de negócios INSEAD, de Singapura, indica que a meditação pode até mesmo ajudar quem comanda uma empresa a tomar melhores decisões quando é preciso dar um novo rumo aos negócios.

diferente4

Foto © Shutterstock

5. Quebrar as regras

As pessoas bem-sucedidas não estão preocupadas em chegar no trabalho pontualmente e muitas delas sequer se preocupam em chegar ao escritório. Se isso vai melhorar a sua produtividade e trazer soluções criativas, quem se importa? Elas prometem compensar isso sem medo de trabalhar em uma ideia que pareça genial, mesmo que ela surja às duas da madrugada. Porém, é importante lembrar que isso não significa desrespeitar prazos e compromissos – coisas que qualquer pessoa bem-sucedida leva a sério.

Código de conduta e de vestimenta costumam ser palavras riscadas de seus vocabulários e o livro ponto é um mero desconhecido. Muitos líderes sequer terminaram seus estudos universitários, pois estavam mais preocupados em levar suas ideias adiante do que em pensar muito antes de fazer.

diferente5

Foto © Alex Emanuel Koch / Shutterstock




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!