Empreendedorismo

4 exercícios para te manter mais criativo

A criatividade é um dos valores em alta atualmente. Toda empresa quer contratar pessoas mais criativas e os empreendedores não ficam atrás: cada um está em busca de aumentar ainda mais este potencial. Já compartilhamos aqui algumas dicas para manter a criatividade em alta e até frases para te deixar mais criativo, mas, se nada parece adiantar, pode ser que estes exercícios ajudem você a investir em sua criatividade. Vamos lá?

1. Usos alternativos

Essa técnica foi desenvolvida por J.P. Guilford em 1967, mas continua bastante atual. A ideia é simples: pensar em usos alternativos para objetos comuns do cotidiano. Pode ser uma cadeira, o seu computador ou um livro, por exemplo. Dedique um ou dois minutos para pensar em usos alternativos para cada palavra (é importante contar o tempo, pois a pressão ajuda você a pensar em soluções rápidas).

Se você escolher a cadeira, por exemplo, vale pensar em usá-la como: assento, escada, objeto para quebrar uma janela em caso de incêndio ou mesmo uma casinha para as bonecas da sua sobrinha. Não precisa ter muita lógica envolvida e não há resposta errada, a única regra é soltar a imaginação.

O teste mede o seu pensamento divergente de quatro maneiras: quantidade (quantos usos você consegue pensar), originalidade (quanto mais incomum o uso, melhor), flexibilidade (quantas áreas diferentes você cobre – por exemplo, “casa de bonecas” e “cabana para cachorros” são usos semelhantes e contam como um só) e elaboração (nível de detalhe das respostas – “objeto usado para sentar-se quando está cansado” vale mais do que “assento”, por exemplo).

Que tal testar suas habilidades? Quantos usos alternativos você consegue pensar para um garfo?

criatividade1

Foto: Peter Bristol © 2015.

2. Palavras cruzadas

Para este exercício você também vai precisar de um relógio, além de uma palavra cruzada que ainda não tenha feito (vale usar a do jornal do dia, por exemplo. Para acompanhar, não esqueça de um lápis ou caneta e de uma folha em branco.

Comece contando cinco minutos no relógio. Esse é o tempo que você irá utilizar para preencher a palavra cruzada até onde conseguir. Assim que terminar, anote a resposta da primeira palavra preenchida na horizontal e da primeira na vertical. Dedique mais cinco minutos para escrever uma história com as palavras anotadas em uma folha em branco. Utilize mais cinco minutos para continuar com a palavra cruzada e retorne a escrever a história, dedicando mais cinco minutos à escrita, tempo que você deverá usar para acrescentar as próximas palavras encontradas tanto na vertical quanto na horizontal à trama.

O exercício fará com que você se force a alternar entre o padrão mental da razão (palavras cruzadas) com o da conexão (criar relações inesperadas no seu texto).

3. Noite e Dia

Uma boa maneira de exercitar a sua criatividade é pensando em soluções alternativas, da mesma forma que no exercício sobre usos alternativos para objetos do cotidiano. E esse exercício vai ajudá-lo nesta tarefa.

Comece criando uma lista de palavras comuns em um papel. Pode pensar em objetos que estão ao seu redor ou até mesmo em características do momento: noite, balcão, pimenta, garrafa, feliz, etc. Depois disso, escreva ao lado de cada palavra pelo menos quatro palavras que tenham sentido oposto ao inicial. Por exemplo:

Noite – dia, sol, branco, acordado

Assim como nas outras atividades, vale usar um relógio para limitar o tempo gasto com ela e tornar o exercício mais objetivo. Um tempo de 10 minutos deve ser suficiente para manter a imaginação fluindo e conseguir soltar a criatividade.

4. Telefone maluco

Sabe aquele seu amigo para quem você não telefona há anos? Ou o ex-colega com quem você não fala desde que saiu da escola? Esse exercício promete te colocar em contato com eles novamente. A ideia aqui é ligar para a pessoa de quem você está mais distante de toda a sua lista telefônica e tentar desenvolver uma conversa de pelo menos 5 minutos.

Pode parecer constrangedor, mas a ideia é exatamente essa: a pessoa para quem você ligar vai ficar tão embaraçada que você precisará usar toda a criatividade para manter a conversa fluindo.

criatividade2

Foto via

Experimente algumas dessas técnicas e conte para gente como foi. Será que sua criatividade não estava mesmo precisando de uma mãozinha?

BarraTalks_ND

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!