Viagem

15 maravilhas naturais no Oriente Médio que você não sabia que existiam

A maioria das vezes que ouvimos falar do Oriente Médio, os motivos não são os melhores. E por isso é tão importante lembrar que essa região do globo é marcada por inúmeras e exóticas riquezas naturais, que muita gente mal sabe que existe. Poucos conhecem, por exemplo, os desertos branco e negro do Egito, ou o maior deserto de areia do mundo, na Arábia Saudita.

Por serem regiões de difícil acesso e pouco divulgadas, elas parecem ainda mais distantes do nosso cotidiano. A verdade é que as regiões áridas tem uma beleza surreal, já que fica complicado nos imaginar em meio a dunas mais altas do que a Torre Eiffel ou até mesmo em rios e mares que serviram de fonte para o avanço das civilizações mais antigas.

Para explorar o Oriente Médio de uma forma pouco convencional, siga nossos passos abaixo:

1. Oásis de Farafra, Egito

Com grande foco agrícola, a região egípcia do Deserto Branco, chamado Sahara el Beyda, chama a atenção por sua coloração, proveniente das formações maciças de giz.

farafra

2. Cavernas Jabal Qara, Arábia Saudita

Um dos lugares mais antigos da Terra a estarem inabitados, a cidade histórica fica em Amman Citadel e é um verdadeiro sítio geológico.

jabara

3. Ilha Socotra, Iêmen

O que mais chama a atenção nesse pequeno e árido arquipélago são as árvores, com formas bem diferentes do que estamos acostumados. Na foto abaixo, a espécie Dracaena Cibanari, com seus inúmeros galhos e poucas folhas.

socotra

4. Monte Ararate, Turquia

Com associação religiosa, acredita-se que era nesse monte que a Arca de Noé se encontrava. É o pico mais alto da Turquia, com surreais 5.137 metros, dividindo-se com o Irã.

aratat

5. Mar Morto, Jordânia/Israel/Cisjordânia

O famoso Mar Morto está, infelizmente, diminuindo. Nem por isso ou até mesmo em virtude de, você deveria correr para apreciar essa maravilha da natureza, que aliás faz muito bem para a pele visto que suas águas são ricas em sais minerais.

marmorto

6. Monte Sinai, Egito

Não é apenas um monte, é uma união de crenças, por mais irônico que isso possa parecer. A região é considerada sagrada por cristãos, judeus e islâmicos, onde, segundo a Bíblia e a tradição judaica, foram entregues as Tábuas da Lei a Moisés. Fora isso, o pico de granito tem 2.285 metros, dando uma vista espetacular.

sinai

7. Rub’ al Khali, Península Arábica

Simplesmente o maior deserto de areia do mundo, cobrindo cerca de 650 mil km². As temperaturas por lá são extremas, desde 0° à 60°C ao meio dia, mas isso não impede que você veja dunas mais altas do que a Torre Eiffel.

rub

8. Fiordes de Musandam, Oman

Dar uma volta de barco na costeira de Musandam e até um mergulho são só dois dos atrativos locais. A região árida tem montanhas de até 2 mil metros acima do nível do mar, então a vista é imperdível!

musamdam

9. Rio Nilo, Egito

O segundo rio mais extenso do mundo banha o Egito, mas atravessa outros dois países: Uganda e Sudão. Seus 6.650 km só perdem para o rio Amazonas, no Brasil, mas não importa…ele foi fundamental no desenvolvimento da sociedade no Egito Antigo, então vale muito a visita.

rionilo

10. Wadi Rum, Jordânia

Também conhecido como “O Vale da Lua”, é formado por arenito e rocha de granito. O nome “Rum” significa “elevado”.

wadirum

11. Cachoeira Tortum, Turquia

Um dos mais marcantes tesouros turcos, essa cachoeira tem uma área de lazer para turistas em seus arredores e uma plataforma de observação.

tortum

12. Deserto Negro, Egito

Montanhas cobertas por areias negras são o que mais chama a atenção nessa parte do Egito.

deserto-negro

13. Red Canyon, Israel

Um dos lugares mais impressionantes de Israel, o cânion avermelhado tem uma trilha para aventureiros e até mesmo famílias, que percorre os corredores de arenito. Os ventos são muito, muito fortes, então vá preparado!

israel

14. Rochas e casas da Capadócia

A região, conhecida pelo forte apelo do balonismo, é histórica e geológica por todos os seus cantos. As habitações trogloditas escavadas em rochas também são uma atração turística de peso, ainda mais com esse formato curioso.

capadocia

15. Província de Asir, Arábia Saudita

Com os picos mais altos do país, que chegam a quase 3 mil metros, essa província esteve sob domínio turco e foi motivo de brigas por muitos anos. Atualmente, pertence à Arábia e é uma região extremamente escassa.

asir

(Via)

Fotos: i-cias, retironoticias, yoshiabroad, cappadociaturkey, panoramio, themuslimtimes, atalante.fr, wikipedia, jolieaparis




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!