Brasileiros Viajantes

12 curiosidades e lugares que fazem do Chile um país único

Brasileiros Viajantes de hoje vai até ao Chile, guiado pela experiência de Carlos Fernandes. Vale a pena ler:

O Chile me surpreendeu. Apesar de ter vivido por um ano e meio em Santiago, pude conhecer outras cidades e regiões do país. Um lugar mais sensacional que o outro.

Trabalhei, fotografei, fui à festas tradicionais e ri com os chilenos. Me estressei com os chilenos, me assustei com os terremotos e me acostumei com eles também. Vi vulcões, deserto, geysers, neve e o mar do Pacífico. Passei cinco meses sem chuva, senti na pele a secura de 7% de umidade e o ar rarefeito de mais de 4.000m de altitude.

O Chile é doido, fantástico e único. Por isso resolvi listar em meu artigo 12 curiosidades e lugares fantásticos desse país pequeno, mas cheio de surpresas.

1. Terremoto

Para o chileno, terremoto é quando o tremor alcança ou passa os 8 pontos na escala Richter. Abaixo disso são considerados “temblores”. E todo mês tem um ou dois. Já peguei dois em um mesmo dia. E senti um terremoto de 8.3 pontos em setembro do ano passado. Sinceramente, eu recomendo a adrenalina.

chilecarlos1
Foto © Natalia Maimoni

2. Espanhol ou chilenês?

No Chile se fala o espanhol mais difícil de ser compreendido. É uma mistura de gírias, com um certo dialeto e um pouquinho de espanhol. Adiciona aí o fato deles falarem rápido. Quer exemplos? “Como cancela?” significa “Como vai pagar?”. Isso derruba todos os turistas brasileiros por lá. “Viejito Pascuero” é o “Papai Noel”. E por aí vai.

3. O deserto mais árido do mundo

O Deserto do Atacama é o mais árido e alto do mundo. É possível experimentar 7% de umidade do ar no espetacular Valle de la Luna. Todo o Atacama é surreal. As estradas cortadas pelo asfalto, os desertos de sal e de areia, os inúmeros vulcões e seus cumes nevados, as lagunas e seus animais silvestres e o céu noturno com suas estrelas, constelações, nebulosas e a Via Láctea. Tudo muito surreal.

chilecarlos2

chilecarlos3

4. Vulcões

O Chile possui cerca de 95 de vulcões ativos de acordo com o Departamento de Geologia da Universidad de Chile. E cerca de 2.000 deles no geral. No próprio Atacama é possível avistar o cume de um deles soltando uma eterna e fraca fumaça. É cada foto que rende!!! Conhecer um vulcão foi um dos sonhos que realizei.

chilecarlos4

5. Geysers

Não posso usar o adjetivo que eu queria para ilustrar esse lugar. Eu seria censurado. Os geysers estão no Atacama, há 4.300m de altitude. É o 3º maior campo geotérmico do mundo. São cerca de 80 ativos e estão ao lado de 3 vulcões. O choque das águas a 85 graus com as temperaturas negativas externas formam uma nuvem de fumaça. E depois explodem por conta da ebulição, jorrando água escaldante para cima. Coisas da natureza.

chilecarlos5

6. Vinho bom e barato… Baratíssimo… Quase de graça

Não sou fá de vinho, mas presentei muita gente que é. Nos supermercados chilenos encontramos todas as marcas possíveis. Mesmo sendo um dos melhores do mundo, os vinhos chilenos vendidos nos supermercados são praticamente de graça. Tem vinhos excelentes que são mais baratos que uma barra de chocolate ou um pacote de batata frita, por exemplo.

7. Cordilheira dos Andes

Como não se encantar com sua monstruosidade. Seja pela janela do avião, pelas estradas, pelos mirantes ou pela janela de um apartamento. No verão é possível vê-la quase que engolindo a cidade de Santiago com sua cor original. No inverno, com as nevascas, deixa a capital chilena charmosa e convidativa para uma visita em suas estações de esqui. Mas ela esconde uma falha que pode causar um terremoto potente.

chilecarlos6

8. Embalse El Yeso

Muito próximo à Santiago está uma região chamada Cajón del Maipo, um canion dentro dos Andes que oferece paisagens fantásticas. Uma delas é o Embalse El Yeso, uma represa de água turquesa que está a 2.500 metros de altitude. A represa tem a intenção de abastecer com água potável os habitantes da região metropolitana de Santiago. Se você for a Santiago, reserve um dia especial para visitar Cajón e o Embalse.

chilecarlos7

9. Metrô com pneus de borracha

Isso me pegou de surpresa quando cheguei em Santiago. Nem tinha prestado atenção logo de cara. O trens do metrô santiaguino possuem pneus de borracha. É igual a um carro. Se furar, tem que trocar. Eu sei que isso não é exclusividade do país. Mas confesso que o tenho como um fato curioso até hoje.

10. Maior piscina do mundo

A cidade de Algaborro, a 120km de Santiago, guarda um local espetacular e único no mundo: a maior piscina do nosso planeta. Nada mais, nada menos que 1.013m de comprimento. Ou seja, mais de 1km de extensão. E 115m de profundidade. São necessários 250 milhões de litros de água para enche-la. Quer mais uma curiosidade? É usada água salgada cristalina, que é extraída do mar.

11. O maior prédio da América Latina

Em Santiago encontramos o maior prédio da América Latina. É o Costanera Center, que possui 62 andares e 300m de altura. E no último andar está um mirante que permite ao turista ver a capital chilena em 360º. Confesso que é um pouco assustador. Em setembro de 2016 o mirante sentiu seu primeiro terremoto. E quem estava lá não teve uma experiência mito agradável. Ahhh… dentro do prédio está o maior shopping center da América do Sul, com cinco pisos.

chilecarlos8

12. Patagônia chilena

Não conheci ainda. Ponto negativo pra mim. No norte, o Deserto do Atacama. No sul, a Patagônia. O Parque Nacional Torres del Paine parece ser tão surreal quanto o Atacama. Pude acompanhar documentários de lá nos canais de TV chilenos e vi fotos de amigos que estiveram por lá.

Pois é… Ficou faltando a Patagônia chilena na minha lista. Então isso significa que minha história na terra de Neruda ainda não terminou. Neruda? Sim, Pablo Neruda, famoso poeta chileno ganhador de um Nobel de Literatura. E que um dia disse: “O mundo é grande demais para nascer e morrer no mesmo lugar”. Então se mexa. Viaje. Ler é bom, mas contar sua própria história para as pessoas é ainda melhor.

chilecarlos9

Outras fotos © Carlos Fernandes

ass_carlosfer

faixa-brasileiros-pequeno




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!