Empreendedorismo

10 motivos pelos quais ser um nômade digital é ser corajoso

Ultimamente, uma frase tem estampado diferentes perfis nas redes sociais e sendo usada para tratar de diferentes assuntos: “O que a vida espera de nós é coragem”. Mas você já parou pra pensar no real significado dela? Afinal, o que é viver com coragem?

Coragem é muito mais do que fazer esportes radicais ou “viver a vida perigosamente”. Ter coragem é saber que a zona de conforto é apenas mais uma ilusão que nos prende e nos impede de viver nosso propósito. Coragem é responder aos chamados da alma, aqueles que sempre sabem o caminho certo, é não se contentar com uma vida morna, é saber que podemos errar, cair, nos machucar, mas nunca desistiremos de viver uma vida com intensidade e cheia de significado. E é neste sentido que ser um nômade digital é ser corajoso e por isso preparamos esta lista:

1.Não precisamos da aprovação de ninguém

Quanto mais nos preocupamos em suprir expectativas alheias, mais nos distanciamos da felicidade. Temos de viver nossas vidas para nós e mais ninguém, porém não é bem isso que o sistema de trabalho tradicional ensina, já que ele está o tempo todo abafando nossa própria vontade. Ser nômade digital é ter coragem de viver uma vida que te faz feliz e se os outros concordarem, que bom. Mas, se não, tudo bem. Afinal, quem paga as suas contas?

2.Não temos medo de ir contra o sistema

Não se engane: não existe problema algum em não se encaixar em uma sociedade doente. Cada ser humano é um verdadeiro universo, com diferentes histórias, sonhos e expectativas. A tentativa de nos encaixotar e nos fazer acreditar que todo mundo deveria ser igual nos reduz e nos limita demais. Muitas pessoas se encaixam perfeitamente na sociedade em que vivemos e isso é bom. Viva as diferenças! Mas e os que não se sentem parte dela? Não enxergamos isso como um problema. Muito pelo contrário! Se você não se encaixa em lugar nenhum, crie seu próprio modus operandi.

3.Não precisamos de um chefe para sermos produtivos

Muitos nômades digitais continuam trabalhando para empresas e tendo chefes, porém trabalham à distância. Mas, muitos decidem empreender ou trabalhar como autônomos e isso prova que aquela máxima de que precisamos sempre estar respondendo a alguém e que necessitamos de horários e rotinas rígidas para conseguir um bom resultado, é falsa. Com foco e disciplina todo mundo pode viver sem chefe e ganhar dinheiro e se isso não é um ato de coragem, então é o quê?

4.Provamos que dá pra ser feliz trabalhando, sim!

Desde pequenos fomos condicionados a acreditar que trabalho é algo maçante e sacal e por causa disso, infelizmente, muitas pessoas escolhem suas profissões baseando-se no dinheiro e não na aptidão pessoal ou amor por uma coisa, o que é triste. O pensador chinês Confúcio já sabia disso há mais de 2000 anos quando disse: “Escolha um trabalho que você ame e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida”. Confiamos nisso e temos certeza que quando trabalhamos com uma coisa da qual acreditamos e quando amamos o que fazemos, o trabalho se torna muito mais do que uma fonte de renda, mas fonte de felicidade e satisfação.

5.Não tememos as mudanças

Uma das melhores coisas que você fará por você mesmo é compreender que a vida é um constante movimento. Saber nadar conforme as ondas, compreendendo que um dia teremos que nadar contra a corrente, mas que em outro seremos delicadamente carregados, deixará sua caminhada mais fácil. A vida não é estática e tentar se agarrar a modelos, pensamentos e padrões só torna as coisas mais difíceis. É como se os nômades digitais tivessem uma maior facilidade para aceitar as mudanças, ora porque já nasceram com um espírito aventureiro, ora porque aprenderam vivendo.

6.Aprendemos a ouvir nosso chamado interno

Talvez não exista ato de coragem maior do que responder à voz do coração e viver uma vida baseada e alicerçada em nossa intuição. Quando nos deixamos levar pela loucura e pressa do dia a dia, não paramos pra pensar no que realmente queremos da vida e no que nos faz bem e é exatamente aí que mora o perigo. Porque quando não ponderamos e não fazemos pausas, entramos no automático e aí uma vida inteira passa em um piscar de olhos. Ser nômade digital é ter coragem de viver conforme nosso coração manda, mesmo que seja difícil, mesmo que vá contra tudo o que sempre nos ensinaram.

7.Perseguimos um ideal

Precisamos acabar com o mito de que os nômades digitais não precisam, não querem ou não gostam de dinheiro. Isso não é verdade e provamos que através do nomadismo digital você pode ganhar muito mais do que tendo carteira assinada, por vários motivos. Mas existe uma diferença entre os nômades digitais e as outras pessoas: trabalhamos por um ideal, por uma coisa que acreditamos e colocamos tanto amor nisso, que o dinheiro vem naturalmente. O dinheiro para nós é consequência e não finalidade. A finalidade sempre é e sempre será ser feliz trabalhando com liberdade. Quando temos a determinação de trabalharmos por um ideal do qual acreditamos, estamos mostrando ao mundo o real significado de um ato de coragem.

8.Não temos medo de errar

Quanto mais temos medo de errar, mais erramos. Einstein já dizia que: “Uma pessoa que nunca cometeu erros nunca tentou nada novo” e é exatamente nisso que a gente acredita. Talvez as coisas não deem certo logo de início, talvez você precise começar de novo, mas é errando que a gente aprende e é errando que atingimos a perfeição. Nós não enxergamos os erros como sinais de que precisamos parar, muito pelo contrário. Que bom que podemos ter consciência de como e porque erramos, pois assim podemos melhorar. Erros são oportunidades!

9.Não temos medo de começar de novo

Muitos nômades digitais tiveram que largar suas antigas profissões e começar do zero e isso geralmente não é fácil, mas às vezes precisamos dar um passo para trás, para podermos dar dois para frente. A vida não é uma corrida, muito menos uma competição e não existe problema algum em você deixar para trás anos de profissão bem consolidada para começar a desenhar uma página em branco. O problema está em aceitar e continuar levando uma vida que já não tem mais significado algum para você. Comece quantas vezes for preciso. Existe uma beleza em começar de novo, que é aquele sonho que nunca deixaremos morrer.

10.Somos eternos sonhadores

Sonhamos com uma sociedade melhor, onde todo mundo é feliz fazendo o que gosta e nunca deixaremos de acreditar nisso. Temos certeza que todo grande sonho sempre começa na mente de um sonhador e é isso que nos inspira todos os dias e que tem inspirado cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Pessoas, que assim como nós, descobriram que podemos e devemos viver a vida conforme nossos próprios valores. Coragem é viver a vida como sempre sonhamos, sem se preocupar com a aprovação alheia. Coragem é perseguir o nosso ideal e construir nosso próprio sistema, mostrando ao mundo que trabalho e felicidade podem e devem coexistir!

E você? Concorda que ser nômade digital é um ato de coragem? Deixe seu feedback nos comentários!




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!