Brasileiros Viajantes

10 motivos pelos quais eu adoro a vida em Singapura

Esta semana o Brasileiros Viajantes volta a fazer uma enorme viagem – da Alemanha passamos para um país insular, constituído por 63 ilhas, que apesar da aparentemente isolado, é um alto centro de negócios e beneficia de uma posição estratégica no sudeste asiático. Falamos de Singapura. Melhor que nós, Juliana Cristine, uma brasileira que morou por lá mais de dois anos e meio, fala sobre o que de melhor tem a vida nesse país.

Depois de trabalhar em um navio de cruzeiros por sete meses na Europa, retornei para o Brasil e uma grande amiga me indicou para uma vaga em call center. Sem pensar muito, mandei meu currículo, fui convidada para uma entrevista por Skype e duas semanas depois lá estava eu embarcando num vôo de mais de 30 horas para morar em Singapura. Depois de ter passado dois anos e sete meses nessa cidade-estado, posso dizer que foi uma das melhores decisões que fiz na vida. Foi um aprendizado gigantesco, repleto de viagens para lugares maravilhosos e tive a oportunidade de conhecer pessoas tão diferentes de mim, além das amizades que vou levar para a vida toda.

Abaixo os 10 motivos que transformam a experiência de viver em Singapura em algo tão legal:

1. Diversidade Cultural

Singapura é berço de uma variedade incrível de culturas. Chineses, malaios e indianos são a maioria, mas também podemos encontrar muitos outros, de países asiáticos, europeus e norte e sul americanos. E o fato de você interagir com tantas pessoas e culturas diferentes possibilita um aprendizado sem tamanho.

Singapura1

2. Festivais

Singapura sempre tem algo acontecendo, o que é o máximo, porque sempre tem algo diferente para fazer. Alguns deles são: Ano Novo Chinês, Chingay Parade, Festival de Artes, Festival de Comida, Great Singapore Sale, Celebração do Dia Nacional, Hungry Ghost Festival, Thaipusan, Mosaic Music Festival, Mid-Autumm Festival, Deepavali, Vesak Day, Zoukout, Hari Raya Aidilfitri, Lantern Festival, Night Festival, i Light Marina Bay, Kite Festival, Formula 1. Esses são mesmo apenas alguns deles, fora ainda os diversos eventos que acontecem por lá anualmente. Ficou curioso? Dá uma olhada nesses vídeos.

Singapura2

3. Comida

Humm… Sou do tipo que visita lugares por causa da comida, mas tenho que admitir que a comida asiática me pegou de jeito. O singapuriano gosta muito de comer, e por lá encontra-se os famosos hawker centers em todos os lugares. Infelizmente tenho alergia a frutos do mar, carne de porco e pimenta, e isso me limita muito no quesito “provar coisas diferentes”. Mas passei muito bem comendo deliciosos noodles, sopas, chicken Rice, fried Rice, muita comida com gengibre e frutas, principalmente abacaxi. Nossa, só de lembrar me deu água na boca.

Singapura3

4. Clima

Nesse pequeno ponto vermelho no Sudeste Asiático faz calor o ano todo, afinal é classificado como clima equatorial, ou seja, não possui distinção entre as estações. Apesar de ter uma temperatura média de 35 graus o ano todo, é muito mais úmido e chove bastante. Mesmo sendo um lugar quente, não há céu azul e sol todos os dias. Mas eu, mesmo tendo nascido em uma cidade fria, Curitiba, não gosto de frio, por isso… Adoro o clima de Singa!

Singapura4

5. Localização

Ah, mal sabia eu que morando em Singapura, poderia viajar muito. Felizmente conheci muitos países legais como: Indonésia, Malásia, Filipinas, Camboja, Tailândia, Japão, Hong Kong e Vietnã. Viajar por lá é muito barato e acessível. Realmente a localização estratégica desta ilha é incrível, não apenas para negócios, mas para muitos passeios maravilhosos.

6. Singlish

Por lá encontramos quatro idiomas oficiais: o inglês, o malaio, o mandarim e o tâmil. Mas a predominância é do SINGLISH. No início, ao ouvir os locais falando, foi bem estranho, mas depois acostuma e acaba até aderindo muita coisa no dia a dia. Quando perceber, estará falando coisas do tipo ‘OK lah’, ou ‘can can’ ou ‘alamak e ‘dohwan’…

Singapura5

7. Vida noturna

A noite singapuriana pode ser bem cara. Mas uma ida aos Rooftop Bars vale a pena, principalmente os localizados na área de Marina Bay, onde a vista de noite é linda, com tudo iluminado. Os meus favoritos por lá são o Ku De Ta (no topo do Marina Bay Sands Hotel), Kinki e Lantern. Mas se você não quer gastar muito, tem uns barzinhos ótimos na região de Club Street. Clarke Quay também é sempre uma boa opção para baladinha. Agora fazer ‘Pub Crawl’ [se não sabe o que é, clique aqui] é sempre uma ótima opção para quem curte uma boa festa.

SingapuraExtra1

8. Segurança

Singapura é famosa por suas leis rigorosas e baixa criminalidade. Inclusive é conhecida como cidade das multas. Tem muita coisa que é proibido fazer por lá, mas uma coisa eu te digo, caminhar na rua a qualquer horário é muito bom, especialmente por que eu trabalhava de madrugada. Claro que o fato de ter câmera por todos os lados ajuda muito neste quesito. Mas lembre-se: é sempre importante ficar atento seja em que lugar do mundo for.

9. Não usar sapato em casa

Faz parte do costume asiático o não uso de sapatos dentro de casa. Item relacionado à saúde, reflexologia e etc. Eu adorava chegar em casa e já tirar o sapato e deixar de ladinho. Detalhe: além de ser muito bom ficar descalço no calor, a casa fica limpinha por mais tempo.

10. Transporte público

Andar por lá é muito fácil, prático e rápido. O sistema de transporte é extremamente eficiente. Você pode acompanhar horários de ônibus, como chegar aos lugares, onde fica o ponto mais próximo, tudo por aplicativo de celular. Existem 5 linhas de metrô que interligam a cidade toda e os pontos são bem estratégicos, geralmente têm o nome do ponto turístico do local ou o nome do bairro. E o bom de tudo isso é que você paga pela distância percorrida – é só comprar o cartão recarregável em qualquer estação de ‘MRT’. Acesso super fácil ao aeroporto Changi (diga-se de passagem, o melhor do mundo). Táxi também não é caro, mas gosto muito de andar de ônibus para descobrir as belezas da cidade.

SingapuraExtra

ass-juju

Para acompanhar as aventuras de Juliana, siga o Juju no Mundo.

faixa-brasileiros-grande

Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!