Brasileiros Viajantes

10 motivos para se mudar para a Austrália hoje

Quem nos acompanha, sabe que quinta-feira é dia do mais recente quadro do Nômades Digitais, o Brasileiros Viajantes (se ainda não conhece, descubra aqui e saiba como pode até participar). Esta semana, o convidado é Ivan Carlos, um brasileiro que se mudou para Portugal e que se apaixonou pela Austrália. Hoje ele vem nos mostrar o que estamos perdendo por morar longe desse país.

Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi falar da Oceania – foi numa aula de geografia na quinta-série. As poucas palavras ditas pela minha professora foram: “esse é um continente de um país só, é a terra dos cangurus, mas sem grande importância para nós. Vamos ao próximo continente”.

Ouvir aquilo teve o efeito contrário e me deixou mais curioso ainda, a tal ponto que vim parar justamente na Austrália, este país encantador, exótico e sem igual. E pra provar que a Austrália não é apenas a “terra dos cangurus”, veja esta lista de 10 motivos para viver na Austrália:

1. Australianos

Eles são animados e receptivos. Com um sorriso no rosto, os australianos sabem como fazer você se sentir em casa. Sempre que você encontra um nativo, é muito provável que pergunte como você está, o que está fazendo ou quais são os seus planos para o fim de semana. Eles estão “dando em cima de você?”, paquerando? Não! Esse é apenas o jeito cordial do australiano de tratar os outros.

Apenas não se esqueça de retribuir e ser cordial com eles também, já que isso tem muita importância por aqui.

Australia1
Foto © Graphics 44

2. Multiculturalismo

A Austrália é conhecida como a nação do mundo mais amigável com os imigrantes. Asiáticos, árabes ou indianos estão em grande peso por aqui. E não é só deles que a Austrália é feita – quando se trata de largar tudo e partir pra uma aventura, a Austrália é a nação “queridinha” dos europeus.  E agora vai ser dos brasileiros também.

Australia2
Foto © Maps N World

3. Comida

Comida francesa, espanhola, brasileira, mexicana, asiática, tailandesa, etc. A quantidade de imigrantes e a proximidade com os países asiáticos faz tudo se tornar mais fácil quando o assunto é alimentação. Até agora não achei nada específico australiano, o que eu achei foi a cozinha do mundo.

Australia3
Foto © 1 Zoom

4. Belezas naturais

Florestas maravilhosas, montanhas incríveis, praias paradisíacas, cenários de tirar o fôlego e até mesmo um deserto no meio do país. As paisagens não perdem em nada pra nenhum outro canto no mundo. Com dimensões continentais, a diversidade de locais para ir e admirar é incontável.

Australia4
Foto © HQ Wallbase

5. Vida selvagem

De pequenos animais mortais, como as tão temidas aranhas ou cobras australianas, até os mais fofos coalas e cangurus. Se você quer encontrar vida selvagem, aqui é o lugar! A convivência é tão boa que encontrar um canguru no quintal da sua casa pode ser algo rotineiro. No primeiro contato, você acha lindo, e pouco depois eles passam a ser como pardais pra você. No fim, você acaba não dando mais moral pra eles.

Australia5
Foto © Fin 6

6. Clima

O clima é semelhante ao do Brasil, entretanto as estações são bem marcadas e tudo fica mais bonito. A grande diferença é que, em alguns locais faz, realmente calor (45ºC) e em outros faz realmente frio (-10ºC). O clima australiano é em sua maioria temperado, mas você pode saltar facilmente de um calor insuportável para uma estação de esqui.

Australia6
Foto © Pinta W

7. Qualidade de vida

Parques, habitação, transportes, saúde, salário e economia aquecida. Tudo isso pode proporcionar qualidade de vida de sobra. Sem contar os momentos de lazer – parques estão disponíveis por toda a cidade e é impossível andar 2km sem encontrar um deles, e todos com ótima estrutura. O transporte é eficiente e, quando atrasa, você tem direito a bônus. Existem ciclovias por toda a parte. A educação é levada a sério.

Com tudo isso, os australianos estão sempre de bom humor e aproveitando a vida ao máximo, o que contagia qualquer um.

Australia7
Foto © Raci 100

8. Segurança

Abrir o notebook numa estação deserta de ônibus, esquecer a casa aberta, andar normalmente nas madrugadas à rua ou sacar dinheiro em um caixa eletrônico sem proteção. Certamente a segurança foi um dos pontos que mais me chamou a atenção por aqui. Australianos e nós também podemos andar tranquilamente com câmeras, notebook, ipad’s, celulares sem medo e sem receio. Roubo, ladrões, estupros, etc.. Isso acontece, mas em bem menor quantidade e a polícia é sempre eficiente e disposta em ajudar.

Australia8
Foto © Phil Barnes Photography

9. Esportes

Partidas de futebol aos domingos à tarde? Não! A moda por aqui são o Rugby, Cricket, Golf e o Futebol Australiano, que não tem nada a ver com o Soccer, o nosso futebol (mas nem por isso você deixa de encontrar o futebol propriamente dito). Australianos amam surfar, mas também praticam todo e qualquer esporte. Eles têm um estilo de vida bastante ativo e amam se preocupar com a beleza. E é assim que o esporte se torna o maior aliado dos australianos, um povo lindo.

Australia9
Foto © Oliver Winter

10.  Poder ser você mesmo

Já imaginou sair à rua e encontrar alguém vestido de Pikachu? Ou um senhor usando saias floridas? Mulheres de burcas? Trajes orientais? De pijama? Descalças? Com roupas e sapatos furados? Ou sem roupa? Na real, os australianos não estão nem aí com a maneira que você se veste, com a marca que você usa, com sua nacionalidade ou sua preferência sexual. A regra predominante aqui é: seja feliz e seja você mesmo! Quando cheguei em terras australianas, tive a impressão que todos eram loucos, mas na verdade o louco era eu, por ter vivido tanto tempo sem vir pra cá.

Australia10
Foto © Ogilvy Pr

ass-ivan

Ivan Carlos conta suas aventuras na terra dos cangurus no Partiu Austrália, mas  mas também já contou como foi sua passagem pelas terras de Dom Pedro no Partiu Porto.

faixa-brasileiros-grande




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!