Brasileiros Viajantes

10 hábitos simples dos japoneses que podemos – e devemos – começar a praticar hoje

Estive no Japão duas vezes e percebi alguns hábitos japoneses que são fáceis e úteis que podemos adotar 😊 Como dizem por aí, o melhor do Japão é estar no Japão. Aprendi muita coisa lá, principalmente com relação à boas maneiras, fazer as coisas certas e ser uma pessoa melhor.

1. Não desperdiçar comida

No Japão um hábito tradicional é não desperdiçar comida. Eles raspam o prato mesmo, devido à guerra. Não deixam um grão de arroz no prato. Lembro dos meus pais e meus avós sempre falando para não fazer “motainai”, que é deixar sobrar comida no prato. Eu me sinto mal de desperdiçar comida (passo pros outros comer, às vezes rs).

1 -

1

2. Etiqueta no transporte público

Os metrôs, trens e ônibus são muito pontuais. Se estão atrasados 5 min tem aviso na tela. Por mais lotado que seja, as pessoas não se empurram, não furam fila e esperam os passageiros sair para depois entrar. Ninguém atende o celular dentro do metrô e nem pode. Pode estar lotado, mas você não escuta um pio, todos ficam no celular, sem falar alto, tudo muito silencioso.

2

2-

3. Não jogar lixo na rua

Cada um é responsável pelo seu lixo e não tem lixeira nas ruas. Eles têm um limite máximo que cada um pode produzir de lixo. Cigarro: não pode fumar na rua, eles têm áreas de fumo em alguns pontos onde tem cinzeiro. A multa chega a 2000 yenes para quem fumar andando.

3

4. Cumprimentar, agradecer e pedir desculpas

Os japoneses são muito educados, que dá até vergonha hehe. Se eles encostam em você, falam Gomenasai. Falam com licença o tempo todo. Falam ‘bom dia’ o tempo todo. No café da manhã, eu escutava os garçons cumprimentando TODAS as pessoas TODA VEZ que passavam por elas. Os seguranças das empresas também cumprimentam com uma reverência os colaboradores, e nas lojas também, os vendedores reverenciam aos que estão passando.

Quanto mais para baixo a reverência, mais profundo o agradecimento.

4

5. Etiqueta na rua e no trânsito

A rua pode estar deserta, mas se o sinal estiver fechado ninguém atravessa, mesmo! Deu até vontade, mas não fiz! Ninguém atravessa fora da faixa. Apesar de ser uma metrópole o trânsito é muito organizado, sem muito caos, buzina, e a cidade é muito limpa, sem um lixo no chão. As pessoas usam mais o transporte público ao invés de comprar um carro, justamente porque funciona.

5

5-

6. Tirar os sapatos ao chegar em casa

Em muitos estabelecimentos, lojas, restaurantes, os japoneses tiram o sapato antes de entrar. Em casa também usam meias ou chinelos e para as visitas têm chinelos apropriados. Além de ter muitas impurezas da rua, acredita-se que traz energias negativas de fora. A casa fica mais limpinha sem andar de sapato lá dentro.

6

6-

7. Agradecer antes das refeições

Meus avós têm o costume de falar “itadakimassu” antes de comer e fazer uma pequena prece mentalmente agradecendo a refeição e a todos os envolvidos que fizeram com que a comida chegasse até a mesa! É bom ter um pouco de gratidão por ter o que comer enquanto muitos passam fome.

7-

7

8. Usar máscaras

Muitas pessoas me perguntaram por que tantos japoneses usam máscaras, principalmente no metrô ou quando estão com muitas pessoas ao redor. No primeiro sinal de gripe, eles colocam a máscara para evitar passar doenças e contagiar os outros.

9. Respeitar os animais

Lá no Japão não é tão fácil ter um animal de estimação em casa: tem que registrar, é super burocrático e se dá cria tem que informar. É como se fosse um filho. Não tem cachorros e gatos de rua, maus tratos, justamente porque você tem que provar que tem tempo e espaço para cuidar do bichinho.

Por isso existem os Cat Café onde você pode brincar com os gatinhos!

9 -

9

10. Fazer as coisas certas

No Japão não tem vez pro jeitinho brasileiro. Se alguém perde ou esquece alguma coisa, ninguém rouba. Não furam fila. Não tentam se beneficiar em cima de outra pessoa. As coisas funcionam porque as pessoas fazem as coisas certas!

10

10-

Todas as fotos © Priscila Kamoi

ass_kamoi

Você pode acompanhar as aventuras da autora no blog Jornada da Kamoi.

faixa-brasileiros-pequeno




Aprenda a ser um Nômade Digital

31.934 pessoas fazem parte de nosso grupo fechado de dicas por e-mail. É grátis!